Mirandópolis prepara grande festa para celebrar seus 91 anos, confira o calendário de festividades

Foto: Montagem AGORA NA REGIÃO
Mirandópolis já está em clima de festa para celebrar seus 91 anos de emancipação político-administrativa no dia 24 de junho. A Prefeitura Municipal, por meio do departamento de Cultura e Turismo e também de Esportes e Lazer, preparou um extenso calendário com 33 eventos distribuídos em 23 dias, nos meses de junho e julho, levando atrações musicais, artísticas e esportivas a diversos pontos do município.
A proposta, segundo os organizadores, é democratizar o acesso às comemorações, com atividades previstas na praça, igreja, Ginásio de Esportes, nos bairros e nos distritos, como Amandaba, Alianças e no Assentamento São Lucas.
A abertura dos festejos será no dia 4/6 com o primeiro Jogo da Final do Campeonato de Mini Campo pela Copa da Amizade, que acontece no Estádio Municipal Alcino Nogueira de Syllos a partir das 20h.
Entre as novidades da edição de 2025, está o Arraiá Solidário, que acontecerá pela primeira vez e promete unir cultura, solidariedade e entretenimento em uma grande festa junina comunitária.
O Arraiá Solidário acontecerá no dia 21/06 a partir das 19h no Recinto de Festas Antônio Hidalgo. Será uma realização do Fundo Social de Solidariedade em parceria com as entidades da cidade, onde cada instituição ficará responsável por uma barraca de comidas e bebidas típicas. A renda será revertida em prol das próprias instituições filantrópicas. Além das barracas haverá apresentações de dança e show com a dupla Paulo Vitor e Dumont. Na barraca central terá mesas, que serão vendidas pelo fundo social no valor de R$ 100 com direito a um frango assado.

“Para nós é um prazer realizar este evento que tem como objetivo resgatar tradições, envolver a comunidade, trazer alegria e ainda ajudar as entidades do nosso município a arrecadar fundos para melhorias do seu dia a dia”, explica Ana Pantaleão, primeira dama e presidente do Fundo Social.
OUTROS EVENTOS
Outra grande atração é o aguardado retorno da tradicional Cavalgada com Queima do Alho, que volta ao calendário festivo após anos de ausência, reacendendo a paixão pela cultura sertaneja e pelos encontros raiz.
Destaque também para o desfile cívico que nesse ano acontece na véspera do aniversário da cidade, dia 23 de junho, na Rua Rafael Pereira a partir das 19h, reunindo escolas e instituições locais além de bandas marciais e fanfarras de toda região.

“Cada detalhe dessa programação foi feito com muito carinho, por muitas mãos, envolvendo toda a cidade. A festa acontece na Praça, na Igreja, no Ginásio de Esportes, no Recinto, nos bairros. É um convite para a comunidade se reencontrar com a nossa cultura, com as nossas tradições e com o que nos une. É Mirandópolis viva, feita por todos nós, superando as dificuldades e comemorando juntos o que temos de melhor”, afirmou o diretor do Departamento de Cultura, Júnior Maneja.
A programação também dá grande espaço ao esporte, com torneios e atividades físicas abertas à população. Para o diretor de Esportes, Diego Moreno, esse reconhecimento é fundamental. “Mirandópolis sempre foi uma cidade esportiva, com grande glória no passado, e hoje continua ativa em diversas modalidades. O esporte também é cultura, é identidade, e não poderia ficar de fora das comemorações”, destacou.
NÃO VAI TER RODEIO
Um dos eventos que era aguardado pelo público, mas nesse ano ficou de fora foi a Festa do Peão. O prefeito Grampola Pantaleão explicou em um vídeo divulgado pelas redes sociais da prefeitura que nesse ano a tradicional festa não seria realizada, decisão que segundo ele, foi muito difícil, mas, necessária para manter a responsabilidade financeira do município.

No vídeo, o prefeito manifestou sua tristeza, mas ressaltou que estava tranquilo diante da decisão tomada em conjunto com sua equipe.
Apesar da Festa do Peão não constar no calendário desse ano, a programação será diversa e abrangente. O aniversário de 91 anos de Mirandópolis promete reunir moradores e visitantes em momentos de comemoração, memória e valorização da identidade local. A cidade se prepara para viver dias de alegria e interação, com a força dos trabalhadores da cidade Labor, que celebram sua trajetória e olham com esperança para o futuro.
CALENDÁRIO DE FESTIVIDADES
