Equipe de Ginástica Rítmica de Mirandópolis se destaca em competição regional

Foto: Divulgação
A equipe de Ginástica Rítmica de Mirandópolis brilhou durante a competição realizada na cidade de Penápolis, conquistando importantes resultados e representando com orgulho o município. O grupo é treinado pela professora Luana Lustosa e integra um projeto particular desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal.
O acordo prevê a cessão de espaço para os treinamentos por parte do município, enquanto a equipe representa oficialmente Mirandópolis em competições regionais e estaduais. Além disso, o projeto tem um viés social, oferecendo bolsas para crianças em situação de vulnerabilidade, como contrapartida exigida pela prefeitura.
Iniciado em fevereiro de 2024, o projeto tem se expandido rapidamente. Segundo a professora Luana, que é natural de Mirandópolis, a ginástica rítmica é uma modalidade olímpica e representa a união perfeita entre esporte e arte, preenchendo uma lacuna na cidade, que carecia de iniciativas voltadas à dança, principalmente nessa faixa etária.





Atualmente, o projeto atende 27 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 14 anos. Os treinamentos ocorrem uma vez por semana, com duração de duas horas.
A professora Luana Lustosa fez questão de agradecer ao Departamento de Esportes da atual gestão, que tem apoiado projetos voltados a modalidades esportivas menos tradicionais. “Trabalhar com as crianças aqui tem sido incrível. Quem sabe em breve conseguiremos implantar oficialmente a ginástica rítmica como modalidade fixa no município”, afirmou.
Apesar de ser mais comum em cidades maiores, a ginástica rítmica ganha cada vez mais espaço em Mirandópolis, tornando-se motivo de orgulho e esperança para muitas famílias da cidade, cujas crianças tinham interesse, mas não tinham acesso a modalidade.





O diretor do Departamento de Esportes, Diego Moreno, considera a parceria bastante produtiva e enriquecedora. “Mirandópolis é uma cidade esportiva, que investe bastante no esporte e a ginástica rítmica vem para somar. É uma modalidade nova na cidade, mas que aos poucos vai crescer e se popularizar mais. A professora Luana tem feito um excelente trabalho”, destacou Moreno.
COMPETIÇÃO
Durante a competição em Penápolis, quatro ginastas se destacaram individualmente: Betina Mosca, João Gabriel, Brenda Victoria e Laura Zancheta. Coletivamente, a equipe conquistou o segundo lugar nas categorias D e E, marcando presença entre os melhores times participantes.
A equipe também já participou de competições em São Paulo (capital) e São Bernardo dos Campos, já que no interior as disputas são menos constantes.