Escola Cesare Toppino celebra protagonismo estudantil com premiações e apresentações das eletivas

Escola Cesare Toppino celebra protagonismo estudantil com premiações e apresentações das eletivas

Foto: Igor + Maria Clara + Isabela / Divulgação

Durante a quarta-feira (25), a Escola Estadual Padre Cesare Toppino promoveu um evento especial para celebrar as conquistas dos alunos no primeiro semestre letivo de 2025. A cerimônia reuniu estudantes, professores e familiares para a premiação das olimpíadas estudantis e a culminância das eletivas na sede social Wagner Vidal Leme em Lavínia; uma forma de valorizar o protagonismo juvenil, o engajamento acadêmico e a criatividade dos alunos.

A abertura do evento foi realizada pela diretora da escola, Míriam Kazumi Fujihara Nakao, que destacou a importância de momentos como esse para reconhecer os talentos e estimular ainda mais o interesse dos alunos pela aprendizagem.

Também houve, durante o evento, várias apresentações de dança pelos alunos da escola e de músicas pela Toppino Band. A aluna Lívia Barbosa emocionou o público ao interpretar as canções Iris e You Love. 

PREMIAÇÃO

Um dos momentos mais esperados foi a entrega das medalhas da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (OMASP), promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo com apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática. A olimpíada visa aprimorar o desempenho dos estudantes em áreas como Geometria, Aritmética, Álgebra, Estatística, Lógica, entre outras.

A professora medalhista Ana Rita Domingues foi homenageada, e em seguida, os alunos premiados subiram ao palco.

  • Medalhas de Ouro: Isabela Postigo de Oliveira e Maria Eduarda Farias Martins
  • Medalhas de Prata: Lucas Garcia de Santana, Matheus da Silva Fernandes de Jesus, Gabriel Nagai Kimura, Vitor Bordoni Martins
  • Medalhas de Bronze: Maria Clara Melo de Souza, Guilherme da Silva Martins, Igor Gabriel Rodrigues de Almeida e Vitor Hugo da Silva Miguel

A aluna Maria Clara Melo de Souza, 15 anos, conta que sempre gostou mais de exatas e que aprendeu a se permitir conhecer seu próprio potencial. “Sempre tive mais facilidade com a matemática do que com as áreas de humanas, então naturalmente me identifiquei mais com esse campo. Pretendo cursar Agronomia, que é uma área que também envolve bastante matemática. Ganhar uma medalha foi uma sensação única. Nunca imaginei que isso poderia acontecer comigo. Eu achava que não tinha potencial, mas aprendi que, se a gente não tentar, nunca vai saber do que é capaz. Tive pessoas incríveis ao meu lado durante esse caminho, uma delas foi meu irmão Igor Bastos e também minha cunhada Lorena sempre estiveram comigo, me apoiando em tudo”, relata.

Maria Clara Melo de Souza recebe o apoio do irmão Igor Bastos. Foto: Divulgação

Isabela Postigo de Oliveira, do segundo ano, comemora por ter conseguido evoluir, já que no ano passado foi medalha de bronze e neste ano conquistou o ouro. A estudante pretende seguir em outra área, mas acha importante valorizar todas as matérias. “Sempre me dei bem com a matemática, é a matéria que eu mais gosto, já ganhei 2 certificados da OBMEP e essa é a minha segunda medalha na OMASP, mas não pretendo seguir a área da matemática, e sim ciências biológicas”, conta.

Isabela Postigo de Oliveira exibe medalha ao lado da professora Letícia. Foto: Divulgação

Igor Gabriel Rodrigues de Almeida, do terceiro ano foi medalha de bronze e conta que sempre teve uma relação amigável com a matemática e desde os primeiros anos da escola essa foi a matéria na qual sempre se destacou. E se por um lado alguns estudantes do ensino médio comemoram o final do ciclo e consideram a matemática vilã, na vida de Igor Gabriel a matéria deve continuar fazendo parte de seu dia a dia, já que ele pretende cursar engenharia mecânica. Sobre a medalha, ele afirma que sentiu um mix de sensações. “Senti alegria, orgulho e um certo arrependimento por não ter conquistado uma medalha maior”, completa.

Igor Gabriel comemora medalha ao lado da professora Ana Rita. Foto: Divulgação

OUTROS CERTIFICADOS

Também houve a entrega dos certificados aos alunos participantes do projeto SPEAK, voltado ao desenvolvimento de habilidades em língua inglesa. Em seguida houve a entrega dos certificados da Olimpíada de História. E ainda foram premiados os participantes do projeto Alunos Leitores, que se destacaram pelo envolvimento com a leitura ao longo do semestre.

ELETIVAS

No ensino médio integral, disciplinas eletivas são componentes curriculares optativos que permitem aos alunos escolherem temas e conteúdos de acordo com seus interesses e projetos de vida, enriquecendo sua formação e personalizando seu percurso.

No período da tarde, no decorrer do evento, os alunos participaram da culminância das eletivas, que trouxe à tona o resultado de meses de estudos e vivências em projetos interdisciplinares, sendo eles:

PASSAPORTE PARA O MUNDO

A eletiva explorou diferentes culturas ao redor do mundo por meio de temas como geografia, literatura, música, gastronomia e tradições. Com forte caráter interdisciplinar, o projeto promoveu uma visão ampla e ética sobre diversidade cultural e cidadania global.

MÃOS À HORTA

Com foco na sustentabilidade, os alunos aprenderam sobre plantio, alimentação saudável, preservação ambiental e trabalho em equipe. A horta da escola se tornou espaço de aprendizagem ativa e consciente.

UBUNTU

Marcado pela valorização da coletividade e do respeito ao próximo, esta eletiva reforçou o sentimento de pertencimento e empatia entre os estudantes.

VOCÊ SE GARANTE?

A eletiva desafiou os alunos a discutir temas sensíveis como saúde, vícios, tabus e ciência, promovendo um olhar crítico e reflexivo sobre questões que impactam diretamente a sociedade.

O CORPO FALA

Unindo conhecimentos de nutrição, educação física, psicologia e fisioterapia, os estudantes aprenderam a reconhecer os sinais do corpo e valorizar a saúde física, mental e emocional. Por meio de vivências práticas, o projeto incentivou o autoconhecimento e o respeito aos limites do corpo. Após as apresentações e exibições de vídeos das eletivas, os visitantes foram convidados a circular pelos espaços expositivos, onde puderam conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.O evento reforça o compromisso da EE Pe. Cesare Toppino com uma educação integral, humanizada e de qualidade, onde o conhecimento é construído de forma ativa, conectando os saberes escolares à vida prática. O momento foi de reconhecimento, alegria e partilha, mostrando o quanto a equipe pedagógica acredita nos jovens e trabalha, dando orientação e suporte para que eles se tornem protagonistas das próprias histórias.

1752022918