Falece Aurora Delai, símbolo de solidariedade em Mirandópolis

Falece Aurora Delai, símbolo de solidariedade em Mirandópolis

Foto: Divulgação

Faleceu na madrugada deste domingo (6/7), aos 91 anos de idade, a Sra. Aurora Brambila Delai, viúva do saudoso Geraldo Delai. Seu corpo chegará ao velório municipal de Mirandópolis por volta das 14h, de onde sairá o féretro nesta segunda-feira (7/7), às 9h, com destino ao Cemitério Municipal Saudades de Mirandópolis.

A história de Dona Aurora se entrelaça com a história da solidariedade em Mirandópolis. Por mais de seis décadas, ela dedicou sua vida ao cuidado com o próximo, participando ativamente de entidades e ações que ajudaram a transformar a realidade de muitas pessoas. Esteve à frente de instituições como a AMAI, APAE, Hospital do Câncer de Barretos, organizou e colaborou com leilões beneficentes, participou do Clube das Luluzinhas, e sempre esteve presente onde houvesse uma causa justa a apoiar.

Filha de Santo Brambilla e Maria Catellan, nasceu em novembro de 1933 e cresceu com 11 irmãos. Viveu por muitos anos na Fazenda Saudade, onde começou sua trajetória ao lado de Geraldo Delai e teve seus cinco filhos: Sonia, Sueli, Beto, Miguel e Geraldo. Com dedicação e coragem, ajudava no parto de funcionárias da fazenda, produzia alimentos para venda e fazia questão de dirigir os filhos até Bauru para estudarem — tudo isso em tempos de muita luta, mas também de união familiar.

Em 1974, ao lado de um grupo de mirandopolenses, Aurora esteve no Japão, em uma visita que marcou a história da cidade. A viagem resultou na fundação da empresa Alumínios Nitinam, que funcionou por muitos anos no trevo de acesso à rodovia Marechal Rondon e mantém, até hoje, a Escola de Língua Japonesa Takaoka, símbolo da irmandade com a cidade japonesa.

Dona Aurora também foi presidente da AMAI por oito anos, organizando bingos, arrecadações e campanhas beneficentes. Nos leilões da APAE, seu nome é lembrado com carinho por toda a dedicação na organização e preparo das refeições para dezenas de voluntários. Atuou em conjunto com a Associação da Dona Jair Brasil, levando pacientes para cirurgias oftalmológicas em Andradina e sempre contando com o apoio de seu companheiro de vida, Geraldo.

Seu comprometimento com o próximo foi reconhecido publicamente em 2009, quando recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal, pelos relevantes serviços prestados às entidades carentes da cidade.

Mesmo nos últimos anos, com a saúde fragilizada, mantinha o desejo firme de voltar à ativa. Em entrevista ao AGORA NA REGIÃO, disse com fé: “Se Deus quiser, logo estarei participando novamente das ações sociais.”

Com sua alegria, simplicidade e firmeza, Dona Aurora marcou gerações. Seu exemplo viverá em cada projeto social, em cada gesto de amor ao próximo, em cada instituição que ela ajudou a construir.

Mirandópolis se despede de uma grande cidadã — mas o seu legado, este será eterno.

1752019198