Os quatro Evangelistas: São João

Os quatro Evangelistas: São João

Foto: Diocese Juína

Conforme o Evangelho de São Mateus (cap. 4, vv. 12-22), São João e seu irmão São Tiago Maior eram filhos de Zebedeu e pescadores em Cafarnaum, na Galiléia, e foram chamados por Jesus enquanto consertavam as redes, logo em seguida ao chamado de São Pedro e Santo André (também irmãos). Assim com São Mateus, São João é Apóstolo e Evangelista, e conhecido como ‘discípulo amado’, segundo seu próprio Evangelho (cap. 13, v. 23 e cap. 19, v. 26).

Conviveu de maneira muito próxima a Jesus, como relatam muitos trechos bíblicos: no Evangelho de São Marcos, ele aparece durante a cura da sogra de Pedro (cap. 1, v. 29), a ressurreição da filha de Jairo (cap. 5, vv. 35-37), a transfiguração de Jesus (cap. 9, vv. 2-10), o discurso sobre o fim dos tempos e a vigilância (cap. 13), e a Santa Ceia, a angústia no horto e a prisão de Jesus (cap. 14) – estes três últimos episódios também relatados por São Lucas (cap. 22). No seu próprio Evangelho, aparece reclinado no peito de Jesus durante a Santa Ceia (cap. 13), aos pés da cruz junto com Nossa Senhora, recebendo a incumbência de cuidar dela (cap. 19, vv. 25-42), e testemunhando o túmulo vazio (cap. 20, vv. 1-10) e a pesca milagrosa (cap. 21). No Livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas o cita logo após o Pentecostes, junto com São Pedro, na cura do coxo de nascença, na pregação à multidão e na prisão (caps. 3 e 4).

Seu Evangelho foi escrito muito provavelmente na última década do século I e é simbolizado pela águia, pois inicia com a afirmação de que Jesus é o Verbo eterno que existe desde sempre no Céu, e vem ao mundo para nos redimir, tal qual uma águia, que alça altos vôos e de lá desce para se alimentar. Também a aguçada visão espiritual de São João faz alusão à águia.

Ele é autor ainda de três Cartas e do livro do Apocalipse, e pela fineza teológica de seus escritos, é padroeiro dos teólogos, e por ter propagado a fé por meio deles, também dos tipógrafos. A tradição da Igreja o aponta como aquele que cuidou da Virgem Maria por cerca de quinze anos na cidade de Éfeso (na atual Turquia), para onde ambos foram após a dispersão dos Apóstolos pelo mundo, e onde existe uma casa em que teriam vivido, lugar de muita peregrinação. Provavelmente teve uma vida longa, e sua memória litúrgica é celebrada no dia 27 de dezembro.

São João Evangelista, rogai por nós!

*Confira outros artigos relacionado ao tema:

1763351728