Guararapense transforma paixão por corrida de rua em negócio de sucesso
Foto: Arquivo Pessoal
Luciano Camargo, morador de Guararapes, unificou sua paixão pelo mundo da corrida de rua e seu espírito de liderança e criou um negócio rentável, no município guararapense.
Em entrevista para a reportagem do Agora na Região, ele contou que iniciou no mundo esportivo através do ciclismo, em razão do desejo de melhorar a sua condição física na época e o fato de que, naquele momento, não estava apto para correr. “Estava na pandemia e minhas condições não eram boas e, sendo assim, resolvi pedalar”
O tempo passou e Luciano criou afinidade com a prática do ciclismo e, conforme ele, já nesta modalidade, criou um espírito de liderança, pois incentivava seus conhecidos a pedalarem. “Em um ano já estava pedalando 330km”
SEBO NAS CANELAS
No ano de 2022 Luciano e a corrida de rua se reencontraram, visto que suas condições físicas haviam melhorado e por causa do convite de uma amiga para participar da primeira corrida do município de Rubiácea, há aproximadamente 13km de Guararapes. “Me preparei, fui para a prova e amei”
A primeira experiência competindo forjou uma vontade de continuar dentro do guararapense e para complementar uma amiga apresentou o grupo “Sebo nas Canelas”. Luciano não pensou duas vezes e aceitou o convite para fazer parte do time.
O começo no Sebo não foi muito animador para Luciano, pois, de acordo com ele, não havia atividades programadas e devido ao fato, tomou a liderança e marcou um treinamento com a equipe. “Foram 16km neste dia”
A primeira atividade foi um sucesso entre os participantes, porém ela não continuou e Luciano voltou a correr sozinho. Todavia, não se deu por vencido e voltou a incentivar os amigos e, seguidamente, desenvolveu as redes sociais do grupo, a logomarca, a bandeira e a camiseta do time.
Além disso, utilizou o grupo de WhatsApp do Sebo para contagiar os demais integrantes. Na oportunidade, ele compartilhava provas, treinos e demais atividades que participava. “ O grupo estava estacionado”

A PRIMEIRA CORRIDA
Apaixonado pelo grupo ele desenvolveu a vontade de ganhar uma medalha personalizada da equipe e por isso resolveu organizar a primeira corrida do Sebo nas Canelas. Posto isto, os trabalhos começaram e Luciano solicitou a ajuda dos companheiros, onde um pouco menos de 20, resolveu participar. “Não sabia como funcionava, mas, tudo que precisava eu dava um jeito de descobrir”
Apesar de pouca ajuda, uma amiga, Daniela Duarte, indicou uma conhecida que foi um divisor de águas para Luciano tendo em conta que ela ajudou na captação de patrocinadores e serviu como apoio emocional. “Ela não deixou eu desistir”
NÃO TINHA INSCRIÇÃO
Os patrocinadores apareceram, a organização estava concluída, contudo, os adeptos ao esporte não estavam se inscrevendo. Mas Luciano, não se abateu e resolveu inscrever os competidores nos trabalhos efetuados. “Fiz manualmente e depois passei para o site”

E assim aconteceu a primeira corrida do “Sebo nas Canelas”. Ademais, o evento foi responsável por expandir o grupo, dado que o número de integrantes que era 60 dobrou para 120. “Atualmente temos 330”
A CARA DO SEBO
Após a primeira corrida do , Luciano decidiu participar de inúmeros sprints na cidade de Araçatuba e suas extremidades, com o objetivo de divulgar o grupo e as festividades promovidas.
Segundo o atleta, a corrida salva vidas, serve como uma fuga e, com isso, sente-se motivado para organizar torneios e animar os demais esportistas. Em 2024 Luciano esteve presente em 25 disputas e esteve no pódio em 13 oportunidades.
Atualmente, o grupo realiza suas atividades de quarta-feira e domingo, toda semana. No primeiro dia as atividades ocorrem no período da noite e no domingo no período da manhã. “É aberto para qualquer um”.
ASSESSORIA
Ele se especializou na esfera esportiva, já que fez um curso de treinador e, atualmente, de maneira online, está cursando Educação Física. Já em novembro de 2024, nasceu a assessoria Sebo Runner.
Sebo Runner é uma assessoria separada do grupo. Luciano promove treinamentos específicos e com uma taxa adicional. No que tange a prática esportiva, com o treinamento especializado, os atletas de Luciano apresentam uma melhora na respiração, o fortalecimento dos ossos e, de modo consequente, aumento da longevidade. “A pessoa movimenta todo o corpo durante a corrida”

Em sua assessoria ele recebe o auxílio do genro Gabriel que, similarmente, cursa Educação Física. Luciano acredita que a prática em grupo potencializa o desempenho do atleta, nesta hipótese, quando a pessoa quer melhorar o grupo eleva essa possiblidade. “Um joga energia para o outro e ambos se motivam”
BLAD DESAFIOS
Motivado pelo sucesso de sua assessoria, posteriormente, criou a Blad desafios, uma empresa organizadora de eventos esportivos. Quatro pessoas compõem o Blad e ato contínuo a criação, nasceu o podcast Blad Desafios que, atualmente, é gravado em Valparaíso, “Foi uma maneira de divulgar a empresa”
Neste momento o Blad Podcast está na primeira temporada e seus convidados são figuras do mundo esportivo. As pessoas interessadas em assistir Ana Paula, Luciano, Bryan e Daniel, podem acessar o canal do Youtube (Única plataforma disponível), através do link: https://www.youtube.com/@BLADDESAFIOSPodcast
Com o sucesso do programa e das demais ações promovidas pela empresa, no dia 8 de novembro, no Speed Park, em Birigui (SP), haverá a primeira Speed Run, promovida pela empresa. “Estamos ganhando notoriedade”
A corrida já está com aproximadamente 500 inscritos e as pessoas interessadas podem acessar o link: https://incentivoesporte.com.br/#/evento/speed-run—1-edicao

Para possíveis novos corredores Luciano deixou recado incentivando a prática da modalidade, dado que, para ele, os seres humanos foram feitos para se movimentarem e falou que a consistência levará a perfeição.

