Cidades da região decretam ponto facultativo, na próxima segunda-feira (27/10)
Foto: Guto Ferrarezzi
Na próxima terça-feira (27/10), é comemorado o Dia do Servidor Público e, devido ao fato, diversas cidades da região como Valparaíso (SP), Mirandópolis (SP), Guararapes (SP) e Lavínia (SP), anteciparam a data e decretam ponto facultativo na segunda-feira (27/10).
Em Guararapes (SP), na segunda-feira, as atividades essenciais como o serviço de ambulância, água e esgoto e a coleta de resíduos, continuarão operando normalmente. No entanto, o expediente nas demais repartições será retomado no dia seguinte, ou seja, na terça-feira (28/10).
O mesmo acontecerá no município de Mirandópolis (SP), contudo, o decreto se aplicará às repartições públicas municipais em que, por sua natureza, prestam serviços essenciais e que tenham o funcionamento ininterrupto, devendo ser mantidos o atendimento, o plantão ou o funcionamento nas seguintes áreas e horários:
- I – Saúde:
a) Ambulância 24 horas;
b) Pronto Atendimento Municipal – das 07h00min às 22h00min;
c) Farmácia Atenção Básica – das 07h30min às 11h30min e das 13h00 às 16h00;
d) Farmácia de Alto Custo – das 07h30min às 11h30min e das 13h00 às 15h00. - II – Serviços Urbanos e Funerários:
a) Serviço de Coleta de Lixo – Funcionamento normal;
b) Cemitério e Velório Municipal – Plantão 24 horas. - III – Segurança e Fiscalização:
a) Atividade Delegada – Funcionamento normal;
b) Serviços de fiscalização que, por sua natureza, não possam sofrer interrupção.
Na vizinha Lavínia (SP), o ponto facultativo também foi antecipado para o dia 27 e, deste modo, só haverá atendimento nas repartições públicas na terça-feira (28/10).
Já em Valparaíso (SP), não haverá atividade nas repartições em ambos os dias e só irá retornar às 7h da quarta-feira (29/10). No entanto, conforme o decreto nº4788, secretários, diretores e demais cargos de confiança, vão ficar à disposição como determina a natureza do cargo exercido.
Além disso, servidores ligados a rede municipal de educação, cumprirão o calendário escolar, designado pela secretária de educação municipal. Ademais, a vizinha Bento de Abreu (SP), também optou por antecipar o ponto facultativo para a segunda-feira e, sendo assim, só haverá atendimento na terça-feira.

