Ovelha agarrada
Foto: Reprodução do vídeo Jesus Live Kids
Esta semana recebi um daqueles vídeos que fazem tudo ficar pequeno diante da bondade de Deus. É uma espécie de mini desenho animado, de menos de trinta segundos, em que uma ovelhinha acompanha Jesus e d’Ele recebe direção e proteção contra espinhos, mar agitado, investidas de um lobo, tempestade e pedras à beira de um abismo. Não sei se foi feito para crianças, mas toca no coração dos adultos; é pura ternura, com uma trilha sonora linda!… A ovelhinha se sente protegida, reconfortada e feliz por estar perto de Jesus.
No Evangelho de São João, Jesus diz: “Eu sou o bom-pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim” (cap. 10, v. 14). No videozinho, a ovelha confia totalmente em Jesus e gosta de estar bem perto d’Ele, como deve ser conosco. Vídeos e imagens infantis fazem brotar em nós, mesmo adultos, sentimentos genuínos e puros – o da ovelhinha evoca um desejo de uma entrega total nas mãos do Senhor.
Há um trecho de uma belíssima e conhecida oração do Pe. Pio que fala muito bem sobre isso: “Fica, Senhor, comigo, pois preciso da Tua presença para não te esquecer. Sabes quão facilmente posso te abandonar. Fica, Senhor, comigo, porque sou fraco e preciso da Tua força para não cair. Fica, Senhor, comigo, porque és minha vida, e sem Ti perco o fervor. Fica, Senhor, comigo, porque és minha luz, e sem Ti reina a escuridão. Fica, Senhor, comigo, para me mostrar Tua vontade. Fica, Senhor, comigo, para que ouça Tua voz e te siga. Fica, Senhor, comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia. Fica, Senhor, comigo, se queres que te seja fiel. Fica, Senhor, comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para Ti, um ninho de amor”.
Os santos conhecem bem essa completa dependência de Deus… E como ensina São Paulo, “quando me sinto fraco, então é que sou forte” (Segunda Carta aos Coríntios, cap. 12, v. 10). É como no vídeo: a ovelhinha sabe que precisa de Jesus e gosta de viver assim, sob seus cuidados. E é assim que deve ser conosco: em meio às tribulações da vida e às nossas más inclinações – e por causa delas –, precisamos nos confiar totalmente em Deus e nos entregar a Ele. E mais: não só porque precisamos, mas porque Jesus é muito bom e é muito bom estar junto d’Ele!… Pois não há nada melhor nesta vida a desejar e buscar do que ser uma ovelhinha do redil do Senhor!

