APAE de Mirandópolis convoca reunião pública para discutir decreto que pode transferir alunos com deficiência para escolas regulares
Foto: Divulgação
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mirandópolis convocou pais, responsáveis e a população em geral para uma reunião pública que será realizada nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, às 19h, na Câmara Municipal de Mirandópolis. A reunião será aberta ao público e tem caráter informativo e mobilizador.
O encontro tem como objetivo discutir o Decreto Federal nº 12.686, assinado no último dia 20 de outubro pelo presidente da República, que determina que todos os alunos com deficiência sejam transferidos e matriculados em escolas regulares a partir de 2026.

De acordo com o comunicado emitido pela APAE, o decreto altera profundamente a estrutura do atendimento educacional especializado, uma vez que as Apaes deixariam de atuar como escolas especializadas, passando a ter outro papel dentro da política de inclusão.
A Federação das APAEs de São Paulo orientou que todas as unidades promovam reuniões e audiências públicas para debater o impacto do decreto e buscar formas de reverter ou ajustar a medida, de modo a garantir que os direitos e as necessidades dos alunos com deficiência sejam respeitados.

