Birigui adere à Nota Fiscal Padrão Nacional

Birigui adere à Nota Fiscal Padrão Nacional

Foto: Reprodução Internet

Neste semana, a assessoria de imprensa do Município de Birigui, informou que passou a integrar o sistema da Nota Fiscal Padrão Nacional, iniciativa que visa padronizar, modernizar e simplificar a emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços em todo o país.

Com a adesão, a partir de 1º de janeiro de 2026, a emissão de todas as Notas Fiscais de Prestação de Serviços deverá ser realizada exclusivamente por meio do Portal Nacional de NFS-e, disponível no endereço: https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional/Login

De acordo com o divulgado, em razão dessa mudança, o portal da Prefeitura de Birigui que, nos dias atuais, é utilizado para emissão de notas fiscais será desativado, não sendo mais permitida a emissão de notas pelo sistema municipal após a data indicada.

Ademais, ainda de acordo com o divulgado, o usuário e a senha atualmente utilizados no sistema municipal de emissão de notas fiscais não serão válidos no Portal Nacional. Para acessar o novo sistema, o popular deverá realizar um novo cadastro, utilizando a opção “Fazer primeiro acesso” disponível no Portal Nacional de NFS-e. Também será possível acessar o sistema por meio de certificado digital ou utilizando a senha da conta GOV.BR, conforme as opções disponibilizadas pelo Governo Federal.

Os moradores que utilizam sistemas próprios de emissão de Notas Fiscais deverão providenciar as adequações necessárias, conforme os manuais técnicos oficiais, disponíveis em: https://www.gov.br/nfse/pt-br/biblioteca/documentacao-tecnica

Além disso, o manual de orientação para emissão da Nota Fiscal Padrão Nacional, voltado aos contribuintes, está disponível no site oficial do Município, por meio do link: http://www.birigui.sp.gov.br/birigui/controle/arquivo/manual_da_nota_fiscal_nacional_contribuintes.pdf

A Prefeitura de Birigui reforça que a adesão ao Portal Nacional é obrigatória. A partir de 1º de janeiro de 2026, nenhuma Nota Fiscal de Prestação de Serviços poderá ser emitida pelo site do Município, devendo todas as emissões ocorrerem exclusivamente pelo Portal Nacional.

1768603352