Mirandópolis entrega 135 casas populares e realiza sonho de famílias no Conjunto Habitacional Mário Dias Varela
Foto: Gabriel Leite
Mirandópolis viveu uma manhã de emoção e realização nesta sexta-feira (8/5), com a entrega oficial de 135 moradias do Conjunto Habitacional Mário Dias Varela. O empreendimento, construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), representa uma das maiores ações habitacionais dos últimos anos no município e beneficia diretamente centenas de famílias que agora passam a viver na casa própria.
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, vereadores, convidados e moradores contemplados pelo programa habitacional.
O residencial é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Mirandópolis, responsável pela doação da área onde o conjunto foi implantado. A CDHU conduziu a contratação das construtoras e executou toda a infraestrutura do bairro.
As unidades habitacionais possuem 49 metros quadrados de área construída, com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia. As casas foram entregues com piso cerâmico em todos os ambientes, azulejos nas áreas molhadas, cobertura metálica, laje de concreto e sistema de energia solar fotovoltaica, permitindo redução nos custos de energia elétrica para as famílias.

Durante o evento, o prefeito de Mirandópolis, Grampola Pantaleão, fez um discurso marcado pela emoção e destacou o significado social da entrega das moradias. “Hoje estamos realizando o sonho de 135 famílias mirandopolenses. E daqui a pouco estaremos realizando o sonho de mais 124. São 259 famílias sendo agraciadas com um lar. Agora essas pessoas podem sair para trabalhar e voltar para a sua própria casa”, afirmou.
Grampola relembrou que o projeto habitacional começou ainda no período em que ele exercia mandato como vereador e ressaltou o trabalho conjunto realizado para tirar o empreendimento do papel. “Fomos atrás, fizemos pedidos, lutamos por isso. Sou muito grato a todos que contribuíram para que esse momento se tornasse realidade. Não estamos preocupados em concorrer com ninguém. Estamos preocupados em trabalhar e melhorar a vida das pessoas”, disse.

O prefeito também afirmou que a administração municipal tem como prioridade devolver o orgulho ao mirandopolense. “Acordamos todos os dias pensando em melhorar a cidade e devolver dignidade para nossa população. Queremos fazer Mirandópolis crescer e voltar a ser motivo de orgulho para quem vive aqui”, destacou.
Em outro momento do discurso, Grampola agradeceu o apoio dos vereadores, das equipes da habitação e do Governo do Estado, além de mencionar avanços em outras áreas do município.
“O Fórum vai sair graças à união de pessoas que acreditaram em Mirandópolis. Temos um time comprometido trabalhando todos os dias pela cidade”, completou.
IMPORTÂNCIA SOCIAL DA MORADIA
O diretor de Obras e Engenharia da CDHU, Silvio Vasconcelos, destacou que a conquista da casa própria representa uma mudança profunda na vida das famílias contempladas.
“A partir deste dia, vocês entram em um grupo pequeno de brasileiros que podem dizer que têm a sua casa própria. Vocês dão adeus ao aluguel e à insegurança de depender de favor”, afirmou.


Ele também ressaltou os diferenciais estruturais das casas entregues. “As moradias contam com energia solar, acabamento de qualidade e foram pensadas para garantir mais conforto e qualidade de vida às famílias”, disse.
Silvio ainda agradeceu a parceria da Prefeitura de Mirandópolis e destacou o apoio do governador Tarcísio de Freitas e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação para a continuidade de projetos habitacionais no Estado.
Representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcos Penido também destacou a importância da união entre Estado e município para tornar possível a entrega das moradias.
Segundo ele, programas habitacionais têm impacto direto na qualidade de vida das famílias e fortalecem o desenvolvimento das cidades. Penido ainda ressaltou que Mirandópolis vem sendo acompanhada de perto pelo Governo do Estado devido ao comprometimento da administração municipal com projetos estruturantes.
EMOÇÃO DOS MORADORES
A entrega das chaves foi marcada por momentos de emoção entre os moradores contemplados. O pedreiro Marcos José Ribeiro, de 53 anos, afirmou que a conquista parecia distante da realidade da família. “O coração da gente está fora do normal. Era um sonho que achávamos que nunca iríamos conseguir realizar. Agora vamos ter nossa casa ao lado da minha esposa e do meu filho”, disse emocionado.


Claudio Juliano Ferreira, de 40 anos, recebeu a chave da casa ao lado da esposa, Josimara Vieira Rocha, que está grávida. “Esperei a vida toda pela minha casa própria. Hoje é a concretização de um sonho. Essa casa chega em um momento muito importante para nossa família”, afirmou.
Já Elisabete Aparecida da Silva, de 49 anos, destacou a tranquilidade que a moradia proporcionará aos filhos, um deles autista e outro com deficiência visual causada por craniossinostose. “Hoje tiro um peso enorme das costas. Essa casa representa esperança e um futuro melhor para meus filhos. É um dia de muita emoção”, relatou.
QUEM FOI MÁRIO VARELA
Natural de Condeixa, em Portugal, Mário Dias Varela construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, participação comunitária e contribuição ao desenvolvimento de Mirandópolis. Chegou ao Brasil em 1951, após deixar Portugal durante o período da ditadura salazarista. Atuou em diversas áreas ao longo da vida, incluindo comércio, agricultura, construção civil e indústria.
Foi um dos nomes ligados à implantação da Nitinam, tradicional fábrica de panelas instalada em Mirandópolis na década de 1970, além de participar da fundação da Usina Alcomira e de diversas iniciativas sociais e comunitárias no município e na região.

Mário também teve forte atuação na maçonaria e em projetos sociais voltados à convivência e qualidade de vida da população idosa.
Reconhecido pelo espírito empreendedor e pelo envolvimento em causas coletivas, teve seu nome escolhido para denominar o conjunto habitacional como forma de homenagem pelos relevantes serviços prestados ao município ao longo da vida.

