Junho Vermelho: Banco de Sangue alerta para queda nos estoques e reforça importância da doação de sangue

Junho Vermelho: Banco de Sangue alerta para queda nos estoques e reforça importância da doação de sangue

Foto: Criada via Chat GPT

O mês de junho marca uma das principais campanhas de conscientização sobre a doação de sangue no Brasil. Conhecido como Junho Vermelho, o movimento busca sensibilizar a população sobre a importância de manter os estoques dos hemocentros abastecidos durante todo o ano, especialmente em períodos em que as doações costumam cair.

Para falar sobre o tema, a reportagem entrou em contato com o GSH Banco de Sangue de Araçatuba, que alerta para a necessidade de ampliar o número de doadores regulares na região.

Segundo a coordenadora regional de captação do GSH Banco de Sangue, Ana Luiza Araújo, a campanha ganha ainda mais importância por coincidir com o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

“O Junho Vermelho busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular. Mais do que atender situações emergenciais, é fundamental manter os estoques equilibrados durante todo o ano para garantir atendimento aos pacientes que necessitam de transfusões diariamente”, explica.

ESTOQUES EXIGEM ATENÇÃO

De acordo com o banco de sangue, os estoques vêm registrando quedas significativas, situação comum nesta época do ano.

Com a chegada das temperaturas mais baixas, além de férias e feriados prolongados, o número de doadores costuma diminuir. No entanto, a demanda hospitalar permanece constante e, em alguns casos, pode até aumentar.

Por isso, a instituição reforça que todos os tipos sanguíneos são importantes e necessários neste momento.

“Estamos convocando nossos doadores para que venham doar sangue o quanto antes e ajudem a manter os estoques em níveis seguros”, destaca Ana Luiza.

UMA DOAÇÃO PODE SALVAR ATÉ QUATRO VIDAS

Um dos dados que mais chama atenção é o impacto que uma única doação pode gerar. Segundo o hemocentro, cada bolsa coletada pode ajudar até quatro pessoas diferentes.

Isso acontece porque o sangue é separado em diferentes componentes, como hemácias, plasma e plaquetas, que são destinados a pacientes distintos conforme a necessidade médica.

O material é utilizado em cirurgias, acidentes graves, tratamentos contra o câncer, transplantes, doenças hematológicas e diversas outras situações em que a transfusão é indispensável.

MITOS AFASTAM DOADORES

Mesmo sendo um procedimento seguro, muitas pessoas ainda deixam de doar por causa de informações incorretas.

Entre os mitos mais comuns estão as crenças de que doar sangue engorda, emagrece, enfraquece o organismo ou pode transmitir doenças.

O GSH esclarece que a doação é realizada com materiais descartáveis e esterilizados, sem riscos de contaminação para o doador. Além disso, o organismo repõe naturalmente o volume coletado em pouco tempo.

QUEM PODE DOAR?

Podem doar sangue pessoas com boa saúde, entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos. Menores de idade precisam de autorização e acompanhamento dos responsáveis.

Também é necessário pesar mais de 50 quilos, estar alimentado, descansado e apresentar documento oficial com foto.

Antes da coleta, todos os candidatos passam por uma avaliação para garantir a segurança do processo.

Serviço

  • GSH Banco de Sangue de Araçatuba
  • Endereço: Rua Gaspar de Lemos, 2 – Jardim Alvorada (anexo ao Hospital Unimed)
  • Contato: (18) 3607-3935
  • WhatsApp: (18) 99650-4153
  • Atendimento: Segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos Sábados das 7h às 16h
  • Estacionamento gratuito
1780854010