Divas Criativas: como quatro artesãs transformaram um sonho em realidade em apenas 15 Dias

Divas Criativas: como quatro artesãs transformaram um sonho em realidade em apenas 15 Dias

Foto: Divulgação

Quinze dias bastaram para que um projeto idealizado por quatro mulheres artesãs de Mirandópolis se tornasse realidade. Inicialmente um sonho, a ideia foi rapidamente transformada em ação, culminando na criação do ‘Divas Criativas’, um espaço onde puderam finalmente expor os seus tesouros até então ‘escondidos’.

Ao decidirem tirar suas obras manuais dos armários e gavetas, onde as produziam anonimamente em casa, essas mulheres buscaram compartilhar com a população a riqueza e sofisticação de seu artesanato. Com o apoio de seus familiares, elas inauguraram o Divas Criativas em um evento de sucesso no sábado (13), na rua João Domingues de Souza, nº 124 (antigo Foto Celso).

O espaço, acolhedor e caloroso, é liderado pelas divas Sandra Rossanezi, Vera Lucia Nogara Lisboa, Luciana Flores e Maria Aparecida Jacomini Baratela, que se conheceram na Casa do Artesão, atualmente localizada no anexo da rodoviária. A proposta de abrir o Divas Criativas surgiu em 19 de junho, quando viram a oportunidade de expandir e divulgar o trabalho artesanal que tanto amam e dedicam há anos com tanto cuidado. Saindo da zona de conforto e se aventurando no empreendedorismo, investiram tempo e esforço em realizar um novo sonho, integrando assim o cenário comercial de Mirandópolis.

“O nosso objetivo é apresentar o artesanato de forma criativa, cativando o público e transformando nossa paixão em presentes para amigos, familiares e até mesmo para casais, que poderão assim realizar seus enxovais”, compartilhou Vera Lucia.

Luciana Flores descreveu a transição de sonho para realização como algo incrível: ‘Foram 15 dias entre o sonhar e o realizar, e agora nos tornamos as Divas. Deus tem sido presença constante em nossas vidas, abrindo todas as portas necessárias para o sucesso do nosso empreendimento’.”

“Agradecemos ao Edvaldo, marido de Luciana, por nos auxiliar com a manutenção, e à minha filha, Maria Carolina, pela parte burocrática. Assim, o chamamos de ‘5º divo’ e ela é a ‘6ª diva’, minha filha”, expressou Sandra Rossanezi.

Acreditando em seus talentos, investiram em um local no centro para apresentar o artesanato de forma sofisticada. Essas artesãs criativas exibem seus trabalhos de forma refinada.

O espaço proporciona um ambiente acolhedor, onde se pode encontrar artesanato exclusivo, apresentado como presentes em variadas formas, como peças de crochê, MDF, quadros, peças de gesso, mix mídia, peças customizadas, pinturas em tecido, e muito mais. Ao resgatar a cultura do artesanato, onde a mulher historicamente contribuía financeiramente para o lar, elas ensinam e inspiram gerações, ao mesmo tempo que colaboram para os enxovais das famílias.

“Estamos gratas por poder mostrar nosso trabalho e esperamos crescer a cada dia. Agradecemos o apoio dos nossos familiares e amigos, assim como o suporte de Sonia Valério e Mirão”, declarou Maria Aparecida Jacomine Baratela.

AS DIVAS

Vera Lucia Nogara Lisboa, 56 anos, natural de Mirandópolis, possui formação em magistério e contabilidade. Sempre esteve envolvida com artesanato, sendo professora de pintura. Após 16 anos, retornou à cidade e reencontrou suas amigas, iniciando assim um novo sonho, representando-me. É mãe de Amanda, Fernando e Bruno.

Luciana Flores, 49 anos, cresceu em Mirandópolis e aprendeu artesanato com sua mãe. Trabalhou no comércio local e, após um alerta de saúde, decidiu renovar seu interesse pelos tapetes. Recebeu um convite para participar de uma feira em Lavínia, onde conheceu outras artesãs da cidade. É mãe de gêmeos.

Maria Aparecida Jacomine Baratela, 50 anos, conhecida como tia Cida da creche, trabalha no município há 15 anos. Natural de Mirandópolis, é mãe de gêmeos e graduou-se enquanto cuidava dos filhos. Pedagoga especializada em educação especial, aprendeu crochê com sua avó. Desenvolvendo amigurumis, conheceu as outras artesãs na Casa do Artesão, onde, convidada, tornou-se uma das Divas, compartilhando pensamentos afins. É mãe de Marco Aurélio e Marcos Vinicius, avó de Bernardo e Marcos Samuel.

Sandra Rossanezi, 65 anos, nascida em Jundiaí, mudou-se para Mirandópolis em 2011, acompanhando seu filho transferido para a região. Funcionária pública estadual, trabalhou na escola Dr. Edgar e em Lavínia, se aposentando em 2018. Sempre sonhara em dedicar-se ao artesanato e, por meio de conhecidos, conheceu suas parceiras de trabalho. Recebendo um convite de Luciana, iniciou sua jornada com artesanato e participação em reuniões. É mãe de José Augusto, Maria Carolina, Tiago Tadeu, avó de Ana Laura, Heitor e Luís Augusto.


                       
1726513034