Os benefícios da música para o corpo e a alma

Os benefícios da música para o corpo e a alma

Os benefícios da música para a mente e o corpo são diversos. Ouvir uma canção não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde. Os benefícios da música vão desde o alívio de dores, a melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.

O professor de música, Gustavo Ordine, conheceu a música aos 13 anos por meio do seu pai. “Com 15 anos meu pai me deu uma guitarra, o engraçado que nunca pedi nada de instrumento. Com 17 anos comecei a viver de música, ajudava o pessoal do Espaço da Música. Em 2011, montei com dois sócios uma escola, onde fiquei até 2020. Com a pandemia decidi que era o momento de tentar algo novo, com isso abri em junho do ano passado a minha própria escola”, explica Ordine.

Julia Suemi Yoshida, de 17 anos, começou a fazer piano em 2011 porque sua mãe já tocava. “A música me ajuda muito no controle do nervosismo e ansiedade, acredito que é um dos benefícios da música. Comecei inicialmente com piano, depois passei a aprender violão. A música me trouxe diversos benefícios que levo para a vida”.

Maria Luzia Grassi, de 67 anos, entrou na escola em agosto e acredita que a música faz bem tanto para a cabeça como para o corpo. “Sempre gostei de música, principalmente do piano, mas como antes não tinha tempo acabei não fazendo aula. Agora chegou a minha vez, pois sei que a música faz bem para a alma. Você ouvindo música não pensa em nada de ruim. Espero tocar igual os pianistas, tenho muita vontade e perseverança”, define Maria Luiza.

Maria Luzia, Gustavo Ordine e Julia Suemi

Os professores Yago Avanço e Thiago da Silva, da escola Casa da Musica, também acreditam na música como um fator social. “A maioria dos nossos alunos fazem aula como uma questão social. Na escola sempre procuramos atender a parte musical e também a interação. Essa parte da música de ampliar o convívio é importante e muito gostoso”, comenta Yago.

Thiago lembra que a música entrou na sua vida por conta da igreja. “Comecei a aprender com 10 anos dentro do contexto religioso, mas desde cedo já queria ser professor de música, tanto que com 15 anos comecei a dar aula de bateria. Sou um apaixonado pela música e não me vejo fazendo outra coisa”, finaliza.

Yago e Thiago

SERVIÇOS

  • Escola de Música Gustavo Ordine
    (18) 99179-4980
    Rua Yoshio Nakamura, 15 (travessia da linha)
  • Escola Casa da Música
    (18) 99151-7775
    Rua Rafael Pereira, 1036 (piso superior)


                       
1713615269