Centro de Controle de Zoonoses promove campanha de vacinação antirrábica

Centro de Controle de Zoonoses promove campanha de vacinação antirrábica

A prefeitura de Mirandópolis está realizando através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a vacinação antirrábica em cães e gatos para os moradores do município. Neste ano, devido à pandemia da covid, a imunização ocorrerá exclusivamente sob agendamento prévio na sede do CCZ, localizado na rua Nove de Julho – S/N, Jardim Sampaio (saída para Lavínia).

Além de ser obrigatória, a vacina antirrábica é a única forma de prevenção contra a raiva em cães e gatos, que apesar de ser considerada uma enfermidade já controlada no Brasil, é fatal em quase 100% dos casos de contaminação, podendo também ser transmitida para o ser humano através da mordida, lambida ou de feridas causadas por animais infectados.

O agendamento obrigatório da vacinação pode ser feito presencialmente na sede do Centro de Controle de Zoonoses, ou através do telefone (18) 3701-1855, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 13h às 16h.

A transmissão da raiva para os seres humanos é geralmente decorrente de acidentes envolvendo cães ou morcegos infectados. Nestes casos o mais indicado a se fazer é lavar o ferimento com água e sabão, procurar orientação médica e observar o animal por cerca de 10 dias. Se o animal não tiver dono conhecido, desaparecer, adoecer ou morrer é necessário procurar imediatamente a orientação de um profissional do Centro de Controle de Zoonoses.


                       
1713529610