Dr. Walter Zuin: uma vida dedicada à saúde e ao Laboratório São Lucas

Dr. Walter Zuin: uma vida dedicada à saúde e ao Laboratório São Lucas

Foto: Eduardo Mustafa

O Dr. Walter Zuin, renomado farmacêutico bioquímico, possui uma trajetória marcada pela dedicação à saúde e ao bem-estar da cidade de Mirandópolis. Graduado em 1974 pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, iniciando sua jornada profissional no Laboratório Central do Hospital das Clínicas.

“Nasci em 1952 em Araçatuba, mas foi por força das circunstâncias. Quem fez meu parto foi o Dr. Pardo. Quando ele estava aqui, não tinha condições de fazer cesariana. Naquele tempo era até estrada de terra. Meus pais tiveram que ir pra Araçatuba. Fui registrado como natural de Araçatuba, mas minha família sempre foi daqui”, relembra sobre suas origens.

Casado desde 1975, Walter sempre valorizou a educação pública, passando pelas escolas Dr. Edgar Raimundo da Costa e Noêmia Dias Perotti. Seu terceiro ano do colegial foi concluído em Ribeirão Preto, cidade onde também cursou a faculdade.

Nos anos seguintes, sua jornada profissional o levou ao Laboratório São Marcos, primeiro em Ribeirão Preto, anexo ao Hospital São Francisco, e depois em Orlândia, anexo ao Hospital Santo Antônio, onde teve como mestres em patologia clínica o Dr. Elias Gomes Gouvea e Dr. Antonio Scandiuzzi Neto.

Em fevereiro de 1978, Walter retornou à sua cidade natal, Mirandópolis, e fundou o Laboratório de Análises Clínicas São Lucas, situado à rua São João, nº 1.119, no Centro da cidade. Com um início modesto, o laboratório contava com Dr. Walter Zuin, a enfermeira Helia Borges Pinto Zuin e um funcionário.

“Pensei em colocar o nome de um santo. Como na região não tinha São Lucas, optei por ele, já que é o padroeiro dos médicos”, explica Walter sobre a escolha do nome para o seu laboratório.

Ao longo dos anos, o São Lucas passou por várias reformas e incorporações, destacando-se a chegada da Dra. Ana Maria Zuin Zatoni como sócia-proprietária em 1997 e da Dra. Maria Carolina Borges Zuin Otaviano em 1999. Desde então, o laboratório se mantém como uma empresa familiar comprometida com a saúde da comunidade.

NOVA REFORMA

Em setembro de 2023, o laboratório iniciou uma ampla reforma para aprimorar seus serviços, expandindo áreas de recepção, coleta e setores técnicos e administrativos. 

“Este projeto, construído com visão de futuro, visava atender a uma demanda crescente por novos exames, equipamentos e convênios”, explica Walter.

Atualmente, com 45 anos de funcionamento, o Laboratório São Lucas emprega 11 colaboradores, incluindo três profissionais farmacêuticos e bioquímicos que compõem a diretoria: Dr. Walter Zuin, Dra. Ana Maria Zuin Zatoni e Dra. Maria Carolina Borges Zuin Otaviano. 

Reconhecido pela credibilidade e excelência de seus serviços, o São Lucas atende pacientes de diversos convênios e particulares, sendo uma referência na cidade de Mirandópolis e região. Entre as especialidades de análises clínicas: urinálises, hematologia, imunologia, microbiologia, parasitologia e bioquímica. 

Com o objetivo de melhorar a padronização, aumentar a produtividade e reduzir o tempo de liberação dos resultados dos exames, especialmente em casos de urgência, o Laboratório São Lucas implementou a automatização de diversos setores das análises clínicas. “Essa medida visa garantir um atendimento eficiente e ágil, mantendo o compromisso de qualidade que acompanha a trajetória de décadas do laboratório”, diz o fundador, que ressalta que mantém convênio com laboratórios de apoio e de referência para exames de hormônios, marcadores tumorais, genética, toxicológicos, entre outros.

Dr. Walter figura central nessa jornada, reflete sobre sua carreira e o legado do São Lucas. “Ao longo dos anos, nosso foco sempre foi o bem-estar dos pacientes. Cuidamos da saúde da nossa comunidade como se fossem nossa própria família”, afirma o proprietário.  


                       
1714216556