“A melhor maneira de lutar é prevenir”, diz Coordenadora da Atenção Básica de Mirandópolis, sobre campanha do Outubro Rosa

“A melhor maneira de lutar é prevenir”, diz Coordenadora da Atenção Básica de Mirandópolis, sobre campanha do Outubro Rosa

Em alusão ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização, prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama, o Departamento de Saúde de Mirandópolis irá ofertar nos dias 6, 7 e 8 de outubro, das 8h às 13h, na Praça Manoel Alves de Athaíde, uma série de serviços voltados para a saúde das mulheres do município.

Além do agendamento de serviços exclusivos para as mulheres, como os exames preventivos de Papanicolau e solicitação de mamografia, durante o evento também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, avaliação bucal e nutricional, atualização da carteirinha vacinal e verificação da pressão arterial e da glicemia das munícipes.

A Coordenadora da Atenção Básica da Saúde de Mirandópolis, Cássia Tavares, explica que a ação desenvolvida com o apoio do Rotary Clube, visa atender as mulheres de Mirandópolis que tenham a partir de 18 anos completos. “Não é necessário realizar agendamento para participar da campanha que será realizada na praça. Todas as mulheres a partir de 18 anos podem participar, basta apenas comparecer no local entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, das 8h às 13h, com RG, CPF e Cartão do SUS em mãos”, informa a coordenadora.

EXAMES PREVENTIVOS

Ainda no mês de outubro, nos dias 19 e 21, as Unidades Básicas de Saúde das regiões urbanas de Mirandópolis e dos bairros Primeira Aliança e Amandaba, estarão abertas até às 20 horas, para a realização de exames preventivos, mediante o agendamento efetuado nas próprias UBS’s.

Já durante o sábado do dia 23 de outubro, o Núcleo de Especialização da Saúde (NES) estará atendendo das 8h às 15 horas, para a realização dos exames agendados previamente no próprio NES, ou solicitados durante os dias do evento, na Praça Manoel Alves de Athaíde.

“Nós planejamos esses horários diferenciados para podermos abranger as mulheres que trabalham e por isso não conseguem realizar os exames nos horários ofertados no decorrer do ano, mas é importante lembrar também, que todos os serviços oferecidos durante a campanha estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde o ano inteiro, portanto, as mulheres que não conseguirem comparecer nos dias do evento devem procurar a UBS mais próxima para agendar os exames preventivos”, alerta a profissional da saúde.

A Coordenadora ainda reforça às munícipes sobre a importância de frequentar o médico para a realização de exames de rotina, pois o índice de recuperação das doenças aumenta através do diagnóstico prévio, obtido por exames preventivos.

“Eu digo para todas as mulheres para que se amem e se cuidem cada vez mais, porque a nossa saúde é um bem precioso que não pode ser negligenciado. Não é necessário esperar apenas o mês de outubro chegar para se cuidar, é importante se cuidar durante o ano todo, porque prevenir é a melhor maneira de lutar pela saúde!”, finaliza a coordenadora.

CAMPANHA NACIONAL

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama. Diversas informações podem ser encontradas no site www.inca.gov.br.


                       
1714121596