PROERD forma novos alunos em Mirandópolis

PROERD forma novos alunos em Mirandópolis

Foto: Divulgação

O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) realizou na manhã desta sexta feira (8), em Mirandópolis, a formatura de 310 alunos das escolas EMEF. Prof Harumi Kitahara, EMEF. Professor Hélio Faria, EMEF. Professora Ebe Aurora Fernandes Marcos, Escola 14 de Agosto, Escola Caracol – Podium Saber e Colégio Dinâmico Objetivo.

O evento, organizado pela Soldado Antonini, policial militar e professora PROERD, contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito municipal, Ademiro Olégario dos Santos; Capitão Jean Roger, comandante da 3ª Companhia; Dra. Talita Fiorini, delegada de Polícia Civil; vereadores e representantes da Secretaria de Educação do município, além dos professores das classes dos formandos.

O PROERD

É um programa educacional brasileiro que tem como base o DARE (Drug Abuse Resistance Education), programa educacional americano, criado pela Professora e Psicopedagoga Ruth Rich em conjunto com chefe do Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

O objetivo é fornecer informações e habilidades para que crianças e adolescentes possam tomar decisões seguras e responsáveis em relação ao uso de drogas, saberem dizem não à violência e à pressão dos pares. O programa é aplicado nas escolas, geralmente para alunos do ensino fundamental, por meio de aulas ministradas por policiais militares fardados, especialmente treinados para atuarem como professores.

Durante as aulas do PROERD, os alunos aprendem sobre os efeitos das drogas no corpo e na mente, os riscos associados ao uso dessas substâncias, técnicas de resistência à pressão dos colegas e estratégias para resolver conflitos de forma pacífica. O programa busca promover habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões e cooperação entre os estudantes.

A formatura é um evento especial que marca o encerramento do programa. Nessa ocasião, os alunos recebem certificados e são reconhecidos por sua participação e dedicação ao PROERD. Uma maneira de celebrar o aprendizado adquirido e incentivar os estudantes a continuarem fazendo escolhas saudáveis e seguras no futuro.


                       
1714254543