Inspiração

Inspiração

Foto: CNBB (O Imparcial)

Já imaginaram se as pessoas de cada obra ou lugar apadrinhado por um santo buscassem imitar suas virtudes? Instituições de caridade, hospitais, creches, orfanatos, escolas, paróquias, institutos, confrarias e outras iniciativas, cada qual – ou a imensa maioria – tem o seu protetor, que muitas vezes é seu próprio inspirador. A memória e o legado dos santos e fiéis insignes sempre foram tratados com a mais alta dignidade pela Igreja, desde os primeiros mártires até fundadores de obras pias, e foram – e ainda são – inspiração para muitos.

O primeiro pecado cometido pelo homem foi a desobediência a Deus, ligada à infidelidade como duas faces da mesma moeda. Na humanidade decaída, ambas são regadas também pela ignorância, mãe de outros vícios e imperfeições. O inverso disso, obediência e fidelidade, são nutridas também pelo conhecimento. Assim, estando num lugar sagrado ou fazendo parte de um pio empreendimento religioso, é importante nos atermos tanto à sua história quanto à sua fonte de inspiração e seu patrocínio.

Estamos novamente às vésperas de comemorar mais um dia dedicado a São João Batista. Não conhecemos muitos pormenores sobre sua vida, a não ser o que lemos nos Evangelhos e nos escritos da Tradição da Igreja, mas o pouco que se sabe é a grandiosidade de suas virtudes. O último dos profetas, o precursor do próprio Cristo, parente seu de sangue, é patrono de muitas igrejas, cidades e obras, incluindo Mirandópolis, cuja festa em honra do grande santo é muito alegre e proporciona bons momentos de convívio para as famílias e munícipes. Mas seria muito bom se nós, além dos festejos e da participação nas atividades religiosas, tirássemos um tempo do nosso dia – tantas vezes corrido, é verdade – e investíssemos no conhecimento sobre o nosso padroeiro, que derramou seu sangue por fidelidade a Deus e à verdade.

A leitura dos trechos bíblicos e uma pesquisa em boas fontes na internet seriam de grande valia para que pudéssemos captar um pouco da vida e das virtudes de São João Batista, coisa que com certeza traria grandes benefícios espirituais, intelectuais, morais e cívicos para todos nós, pois sua vida certamente é um farol e um caminho certo para Deus. Que sua obediência e seu espírito de penitência inspirem todos nós a permanecermos firmes na fé!

Viva nosso grande padroeiro! E que ele interceda junto a Deus por nós!


                       
1721516702