Poderia ter feito mais

Poderia ter feito mais

Foto: Irmãs de São José

No Sermão da Montanha Jesus conhecemos as bem-aventuranças, oito promessas para a vida eterna feitas pelo próprio Jesus a quem se enquadrar, ainda nesta vida, aos estados por Ele ali elencados. O texto, do Evangelho de São Mateus, cap. 5, vv. 1-12, é desconcertante de tão lindo e profundo, e deve ser lido e meditado. A segunda delas, por exemplo, é: “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados” (v. 4). Quantos aflitos neste mundo… Tanta dor, sofrimento, angústia…

Mas a paga não é para esta vida. Claro que aqui temos alívio, consolações e alegrias, mas há quem sofra pra valer – uma pessoa seqüestrada para uma rede de escravidão sexual, uma mãe com o filho desaparecido, uma criança pequena tratando de câncer… “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados”.

A vida eterna é como a aurora que vai raiando lentamente… Demora, mas o sol brilhará. Para os que estão em comunhão com Deus, a vida é também uma espera para a beatitude, mas não passiva, como também ensina Jesus no Evangelho de São João, cap. 15, vv. 5-6: “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará”.

E assim eu imagino que – e é só um exercício de imaginação –, chegando ao Céu, a não ser que tenha sido um santo, uma pessoa comum deva pensar: “Mas isto é tão maravilhoso!… É muito mais do que eu esperava!… Deus é tão bom! Todo esforço valeu a pena!… Mas acho que poderia ter feito mais… Eu deveria ter dado mais”.

Nesta vida, caros irmãos, estamos como que olhando o verso de um bordado, sem conseguir enxergar os contornos da figura mesma. E por isso em Deus devemos acreditar sempre, confiar sempre, oferecer-Lhe tudo, sem reservas, e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. A bondade do Senhor é infinita; por meio dela Ele nos retribuirá, e mais do que merecemos.

Que Deus nos livre da preguiça e da apatia e nos dê tanto um coração largo e generoso como inteligência e sabedoria, para que todos nós cheguemos o mais próximo daquilo que diz São Paulo Apóstolo em sua Segunda Carta a Timóteo, cap. 4, vv. 7-8: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa”.

Que a Virgem Maria, São José e todos os Santos, incansáveis no amor e nas obras, intercedam por nós!


                       
1726513154