Chamas

Chamas

Foto: Vatican News

Dois santos constam no calendário litúrgico de hoje: São Mateus, Apóstolo e Evangelista, e Santa Efigênia (ou Ifigênia), filha dos reis de Núbia, um pequeno reino da Etiópia, no nordeste da África. São Mateus era cobrador de impostos e, tendo recebido o chamado de Jesus, abandonou seu posto para segui-lo, como consta no seu próprio Evangelho (cap. 9, vv. 9-13) e no Evangelho de São Lucas (cap. 5, vv. 27-32, em que é chamado de Levi, o publicano).

Segundo diz uma tradição, ele foi para Arábia e a Pérsia (atual Irã), e nalgum lugar dali, após ser encarcerado e destinado ao martírio, foi salvo por um anjo, seguindo depois para a Etiópia, no nordeste de África, onde evangelizou e converteu Santa Efigênia, a qual, também segundo uma tradição, tendo sido levada ao martírio pelos chefes que não acolheram a Palavra, invocou o nome do Senhor e foi também resgatada por um anjo. A partir de então, esforçou-se pela conversão de todo o reino.

Em cada dia do ano são celebrados vários santos – são mais de 20.000 o número dos canonizados –, e neste mês de setembro seria bom recordarmos de São Mateus e Santa Efigênia, ele por estarmos no mês da Bíblia e ela por ser protetora contra incêndios. Temos visto no país uma tragédia orquestrada e criminosa sem qualquer precedente: queimadas e mais queimadas por toda parte, e Santa Efigênia, junto com seu irmão Efrônio, também enfrentou um grande incêndio, tanto que na iconografia é comumente representada segurando uma casa ou uma igreja em chamas.

Que pela intercessão desses dois grandes santos nós tenhamos o desejo e a inteligência para lermos a Sagrada Escritura, manancial de vida e salvação, e rezemos com fervor para que o bom Deus apague esses incêndios terríveis e afugente os seus inimigos, os perseguidores da Igreja e de inocentes e todos os malfeitores. Não tenhamos receio de pedir a derrota dos inimigos de Deus, como nos ensina a leitura dos Salmos, pois isso não é querer-lhes o mal, já que sua derrota significa a derrota de sua maldade, de suas idéias perversas, de seus intentos escusos; é o mesmo que pedir que eles se convertam, saiam das trevas e venham para a luz, pois quanto mais mal eles fazem, mais terrível será sua condenação eterna, no fogo que jamais se extingue.

Não devemos odiar os inimigos, mas clamar fervorosamente que Cristo seja vitorioso – e nós junto com Ele! Que a exemplo de São Mateus, Santa Efigênia e todos os Santos e Anjos, as chamas ardam somente em nossos corações – chamas de amor a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós!


                       
1728185353