APAE realiza ações em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

APAE realiza ações em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A APAE de Mirandópolis está com diversas ações em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades acontecem todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto com objetivo de abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

“Com base no tema ‘Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas’, as ações vêm para reafirmar no contexto desse movimento a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes”, explica Renata Oliveira de Paula Araujo, diretora da APAE de Mirandópolis.

Segundo Jozimara Nogueira Carbello, Coordenadora Pedagógica da APAE, eles organizaram no dia 21 de agosto uma passeata pelo centro da cidade com a participação dos alunos, funcionários, alunos de escolas municipais e estaduais e demais colaboradores e amigos, com a apresentação da Fanfarra da APAE de Mirandópolis e entrega de panfletos com informações sobre a temática desse ano.

“Fizemos uma abertura oficial com uma passeata para colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão. Além disso, no dia 26 de agosto vamos realizar o primeiro ‘Encontro de Autodefensoria e Família’ na nossa sede. E claro, durante essa semana estaremos com as portas abertas para visitação. Faça sua visita” finaliza Jozimara.

Atualmente, a APAE atende 102 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno global do desenvolvimento. Entre os serviços oferecidos estão: Educação – Ensino fundamental /Escolarização inicial, Programa Socio educacional, atendimento especializado a alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista) , Educação de Jovens e Adultos; Saúde – psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e equoterapia; Assistência Social – programas e projetos de ações socioassistenciais.

No momento, a presidência da APAE está sob o comando de José Augusto Silveira.


                       
1714137931