APAE de Mirandópolis passará a atender como Centro Especializado em Reabilitação (CER)

APAE de Mirandópolis passará a atender como Centro Especializado em Reabilitação (CER)

Foto: Arquivo AGORA

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mirandópolis comunica a oficialização da instalação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER – tipo II). A APAE foi contemplada com um recurso federal de R$ 189 mil por mês para oferecer o serviço. 

Com a instalação do CER, Mirandópolis por meio da APAE passa a ser referência para municípios da região no atendimento especializado de pessoas com deficiência física ou intelectual que necessitam de reabilitação com uma equipe multiprofissional, composta de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros.

Segundo publicado no Diário Oficial, o recurso relativo ao estabelecimento consignado ao programa de trabalho, tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade. Esses atendimentos serão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O valor anual será dividido em parcelas que serão repassadas mensalmente pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Mirandópolis. 

O QUE É O CER?

O Centro Especializado em Reabilitação é um ponto de atenção ambulatorial que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde e pode ser organizado com a união das modalidades de reabilitação física/ostomia, intelectual, visual e auditiva.

O atendimento no CER é realizado de forma articulada com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de projeto terapêutico singular, com envolvimento de equipe multidisciplinar, o usuário do serviço e sua família.

O CER pode constituir rede de pesquisa e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional no campo da reabilitação, por meio da educação permanente.


                       
1714221025