‘Câncer de próstata diagnosticado precocemente tem 90% de chance de cura’, ressalta o urologista Edson Takagi

‘Câncer de próstata diagnosticado precocemente tem 90% de chance de cura’, ressalta o urologista Edson Takagi

Conversamos com Edson Ricardo Eidi Takagi, urologista que atende no Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) de Andradina e na Santa Casa. Mirandopolense que nasceu em 1980, Edson é filho de Osamu Takagi e Tamiko Mori, casado com Vívian e pai de Julia e Luísa. Confira abaixo a entrevista completa onde o médico comenta sobre a importância do Novembro Azul para conscientização sobre o câncer de próstata.

Você nasceu e cresceu em Mirandópolis?

Nasci e cresci em Mirandópolis. Morei até os 12 anos na Primeira Aliança, na Granja Takagi. Sou o quarto filho de Osamu Takagi e Tamiko Mori Takagi, sendo irmão de Silvio, Eduardo e Erika. Estudei até a quarta série na própria Primeira Aliança, depois até a oitava série no Noêmia (Cene), sendo que fiz o colégio na escola 14 de Agosto – Objetivo.

Quais as lembranças daqui?

Não tem como esquecer da equipe de Atletismo e Beisebol de Mirandópolis que fiz parte por alguns anos. Foram bons momentos e amizades que ficam marcado por toda vida. Sem contar que foi onde conheci a minha esposa, a Vívian Takaki Ikegame, também nasceu e cresceu em Mirandópolis. Hoje temos duas lindas filhas, se chamam Julia e Luísa, de 6 e 4 anos respectivamente.

Quando começou a se interessar pela Medicina?

Já me interessei pela medicina no meu primeiro ano do colegial, desde então dediquei muito aos estudos, pois sabia das dificuldades de entrar em uma faculdade de medicina. E hoje sou muito feliz porque realmente faço o que gosto. Acertei em cheio na escolha da profissão.

Onde fez faculdade e especialização?

Minha formação foi na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde fiz também a especialização de cirurgia geral. Depois fiz a urologia no Hospital Santa Marcelina, também em São Paulo. Já são 15 anos formado!

Quando começou a se interessar pela urologia?

O interesse foi por ser uma especialidade completa na qual posso atender homens, mulheres e crianças. Posso fazer consultas, assim como cirurgias.

Muita gente acha que urologia atende só homem, isso é verdade?

O interessante é que a minha especialidade (urologia) não atende só homens, assim como trata de diversas doenças que acometem as mulheres como infecção urinária, litíase renal (pedras nos rins), incontinência urinária (perda de urina), e o cânceres de rim, bexiga e adrenal que acomete ambos sexos. Hoje atendo o SUS no Ame (Ambulatório Médico de Especialidades) de Andradina e na Santa Casa de Andradina. Já no consultório particular fico entre Mirandópolis, Pereira Barreto e Andradina.

Novembro Azul, como você enxerga a importância da data?

Novembro azul é uma importante campanha para alertar e conscientizar os homens em relação ao segundo câncer mais comum que os acomete, que é o câncer de próstata. É um movimento que surgiu no Brasil e se espalhou para mais de 20 países nos últimos anos. Criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o mês é dedicado a levar informações sobre a saúde e masculina e prevenção contra doenças, sobretudo o câncer de próstata. Apesar de nascer tendo em vista o câncer de próstata, o Novembro Azul é hoje uma data abrangente, que visa quebrar paradigmas do homem em relação à sua saúde em todos os sentidos.

Quando procurar o urologista?

É muito importante iniciar a investigação aos 50 anos de idade ou 45 anos caso tenha pai ou irmão que tiveram câncer de próstata. No iniciou do câncer de próstata a pessoa não sente nada, aí está o perigo porque acaba não procurando o médico. E os exames que são feitos para suspeitar do câncer é simples, apenas o exame de sangue chamado PSA e o exame digital da próstata (conhecido como toque retal). Este, cada vez mais diminui o preconceito dos homens

Quais os principais sintomas do câncer de próstata?

Quando aparecem, os mais comuns são sintomas urinários como ardência, vontade de urinar toda hora e até sangue na urina. Pode ser que neste momento o exame de sangue PSA ou toque de próstata esteja normal. Daí a importância de fazer os dois exames. Por outro lado, quando a doença está avançada, os sintomas são mais graves, mas é muito importante ressaltar que se for diagnosticado precocemente pode ter uma cura em torno de 90%.

Edson, Julia, Vívian e Luísa. Foto: Divulgação

                       
1714127070