Oswaldo Gomes Junior recebe homenagem na Câmara e reforça a importância das doações de órgãos

Oswaldo Gomes Junior recebe homenagem na Câmara e reforça a importância das doações de órgãos

Aconteceu na segunda-feira (21) a 13ª sessão ordinária na Câmara Municipal de Mirandópolis. Entre as pautas estavam 9 indicações, 3 projetos de lei e 2 moções de pesar. Além disso, entrou 1 moção de aplauso para o médico Oswaldo Gomes Junior em reconhecimento a brilhante carreira. Junior integrou a equipe médica do hospital Israelita Albert Einstein que realizou o primeiro transplante pulmonar bem-sucedido no Brasil em um paciente com sequelas irreversíveis da covid.

“A partir do momento que me concedem essa honraria, a câmara dos vereadores levanta a bandeira do transplante e da doação de órgãos. É isso que eu faço, é isso meu dia a dia. Apareceu um órgão, a gente vai atrás independentemente do dia e horário”, explica Oswaldo em discurso no plenário após receber a homenagem.

O médico comenta que o transplante de pulmão é ainda mais complicado e confirma que de cada 100 ofertas, eles aproveitam em torno de 2 a 5 pulmões. “A cultura brasileira de doação está muito longe da europeia e americana, é muito difícil as pessoas colocarem o amor na frente da dor, sei que é muito difícil, mas batemos na tecla da importância da doação de órgão”, ressalta Junior.

Segundo o profissional, os transplantes e os pacientes trazem ensinamentos diários, principalmente nas coisas pequenas do nosso dia a dia. “O fato de respirar sem esforço é uma grande dádiva, precisamos entender essa importância e dar valor. Por exemplo, na última semana transplantamos uma mulher de 34 anos que estava tomando banho de compressa no leito há mais de seis meses. Quando cheguei no quarto para fazer o atendimento pós-operatório ela estava chorando muito, fiquei preocupado imaginando o pior. Foi quando ela me disse que aquele era o dia mais feliz da vida dela, pois tinha conseguido tomar um banho de chuveiro”, lembra o médico.

O homenageado lembra que foram feitos 50 transplantes de pulmão por conta do covid no mundo, sendo dois no Brasil onde ele estava presente participando da equipe médica. “O primeiro infelizmente foi a óbito, o segundo graças a Deus ocorreu tudo bem. Era um paciente com sequelas irreversíveis que conseguimos dar uma sobrevida. Escuto muito que é só um caso, mas não são só números, são pessoas, são famílias”, finaliza Oswaldo.

PROJETOS DE LEI

Os três projetos de lei que entraram em pauta foram de autoria do prefeito Everton Sodario. O primeiro dispõe sobre autorização para parcelamento de tributos municipais. Os outros dois realocam recursos por transferências no orçamento vigente.

INDICAÇÕES

Entre as indicações, Pantaleão Grampola, José Benedito Brufatto, Monica Machado Ijichi e Roberto Gonçalves, oficializaram um pedido ao prefeito Everton Sodario no sentido de providenciar a pintura interna e externa do prédio da Associação Hortifrutigranjeiros de Mirandópolis (APHM.), que fica localizado na rua Anchieta.

Os vereadores Emerson Carvalho e Magali Mazieiro indicaram a necessidade de realização de uma operação tapa buracos na rua Issamu Yuba, na Primeira Aliança. Os edis também indicaram a instalação de tubulação de esgoto no restante da rua Bandeirantes, na Primeira Aliança. Eles ainda fizeram uma terceira indicação, pedindo providencias na restauração e reparo da iluminação da quadra esportiva da escola municipal Sara Beatriz de Freitas, localizada na Terceira Aliança.

José Benedito Brufatto solicitou ao órgão competente a colocação de placa denominativa na Quadra Poliesportiva do Conjunto Habitacional Mirandópolis II, no bairro Ribeirão Claro, denominada ‘Rodrigo Rafael Sabino’ em referência a Lei nº 2483/2010.

O vereador Roberto Gonçalves indicou ao prefeito Everton Sodario a construção de um banheiro dentro das dependências do cemitério público da Terceira Aliança.

Já Tiago Soares solicitou a colocação de fresa asfáltica no trecho compreendido entre o fim da pavimentação até a entrada do sistema semiaberto da Penitenciária Nestor Canoa, localizada na Avenida Osvaldo Brandi de Faria. O vereador fez uma segunda indicação pedindo o recapeamento asfáltico da rua Rafael Pereira, compreendida entre as ruas Ana Luiza da Conceição e Rui Barbosa. Além disso, Soares oficializou ao prefeito municipal uma indicação no sentido de providenciar, junto ao órgão competente, a criação de uma equipe multidisciplinar com psicólogos e assistentes sociais para dar apoio aos familiares e pacientes portadores de câncer, bem como proporcione uma melhoria no transporte para tratamento realizado fora do município.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

MOÇÃO DE PESAR

O vereador Afonso Carlos Zuin fez duas moções de pesar pelos falecimentos de Maria Picinini Anhucci (ocorrido no dia 20 de maio) e Sueli da Costa Yamashita (ocorrido no dia 9 de junho).


                       
1714094895