Operação da Polícia Rodoviária autua mais de mil motoristas por embriaguez ao volante no ano novo
A Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo autuou mais de mil motoristas sob efeito de álcool e 16 foram presos em flagrante durante a Operação Ano Novo 2020. Os números correspondem os trabalhos nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Assis, Marília e Bauru.
De acordo com os resultados parciais compilados entre os dias 27 e 30 de dezembro, quase 15 mil motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro. Desses, 1.012 foram penalizados.
Na região de Araçatuba, 55 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. A operação se estende até o dia 5 de janeiro.
No total, são mais de 3,5 mil policiais militares mobilizados em 124 bases operacionais espalhadas na região. A operação conta ainda com 820 viaturas. Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa implica em infrações gravíssimas como sete pontos na carteira, multa no valor de R$ 2.934,70, além do recolhimento imediato do documento de habilitação e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Conforme a polícia, a recusa a ser submetido ao teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar a infração não insenta o infrator às aplicações das penas. Segundo a corporação, uma das infrações de trânsito que mais atenta contra a preservação da vida é a ingestão de álcool ou outras substâncias psicoativas que determinem dependência. Na hipótese de reincidência, as multas sobem para R$ 5.869,40.
A conduta também pode caracterizar o crime com pena de detenção de 6 meses a 3 anos, conforme lei.
Foto: Divulgação