Equipe Pedale monta projeto destacando importância do respeito aos ciclistas no trânsito

A equipe Pedale (Mirandópolis/Lavínia) estruturou um projeto para difundir o uso seguro da bicicleta como forma de exercício físico e também como meio de transporte. O principal objetivo é buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas, trazendo assim melhorias para o trânsito; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres; e ressaltar a importância de praticar o ciclismo.
Segundo Josiely Oliva Carvalho, representante da equipe Pedale, o ciclismo é uma atividade que traz diversos benefícios, entre eles aumento na qualidade de vida e melhora no condicionamento físico. “Temos como objetivo promover a conscientização da importância do respeito ao ciclista para preservar sua vida e segurança, assim como discutir em busca de encontrar soluções para a viabilização de locais exclusivos para os ciclistas no município”, ressalta Jô, como é conhecida.

POLÊMICA NAS REDE SOCIAIS
Recentemente, um post no Facebook chamou atenção ao relatar os riscos que os ciclistas correm ao pedalar na estrada. “Só queria entender o que se passa na cabeça das pessoas que andam de bicicleta na vicinal entre Lavínia e Mirandópolis. Todos sabem que não tem acostamento, que a vicinal é movimentada, depois das 16:30 o fluxo aumenta. Sendo assim o ciclista que anda nessa vicinal coloca em risco a própria vida e a vida do motorista, tenham mais consciência do risco”, alertava na postagem.
Uma outra pessoa comentou na mesma publicação: verdade, está complicado ali, você desvia de um e em seguida tem outro vindo na pista contrária. Ou você desvia do ciclista e bate no carro ou você atropela um ciclista.
Entre diversos relatos, uma outra internauta comentou que na estrada para o Tabajara é igual ou até pior, já que alguns ciclistas andam a noite sem qualquer sinalização.
RESPEITO À BICICLETA PRECISA SER VÍSIVEL
Para Josiely, é prudente e natural do ser humano ter aversão ao risco, sendo que os motoristas, que concentram seus deslocamentos em vias expressas e arteriais, não enxergam o respeito ao ciclista, mesmo que eles próprios o respeitem.
“Perguntando aos amigos o porquê deles não pedalarem, as respostas mais frequentes são relacionadas ao medo dos automóveis e à falta de infraestrutura. Acontece que os riscos advindos do pedal na maioria das vezes são superestimados. Parece contraditório, e é, mas no fim das contas os ciclistas acham que não são respeitados, e motoristas não enxergam o próprio respeito. Para tornar visível esse respeito ao ciclista é necessário, também, criar infraestrutura exclusiva para a ciclomobilidade, tornando-a literalmente visível para toda a cidade”, reforça Jô.
O projeto também expõe que alguns fatores como a velocidade das vias, a escala das ruas e o tamanho dos carros, fazem com que o próprio ciclista se torne invisível para os motoristas, minimizando todo o respeito que ele recebe quando se desloca pela cidade. Implementadas estrategicamente junto com ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, são políticas públicas voltadas para sinalização, educação e fiscalização do trânsito que vão ter esse papel.
“Ao propiciar ao cidadão o uso da bicicleta em segurança, seja como meio de transporte, seja como atividade de desporto ou lazer, o Poder Público Municipal dá efetividade a vários direitos e políticas públicas previstas na Constituição”, finaliza Josiely.
ORIENTAÇÕES NA ESTRADA
Andar de bicicleta em rodovias ou estradas movimentadas requer certos cuidados para garantir a segurança. O mais importante: nunca pedale na contramão. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a bicicleta é um veículo como os outros e, portanto, deve andar na mão correta. E essa lei tem razão de ser: bicicletas andando na contramão, mesmo que no acostamento, podem causar uma confusão momentânea nos motoristas e gerar um risco de acidente.
Pneus em boas condições e calibrados, corrente limpa e lubrificada, apertos conferidos, câmbios e freios regulados são itens fundamentais de segurança que se tornam ainda mais importantes na estrada. Sem esquecer do capacete, por isso, antes de sair, o primeiro passo é deixar a bicicleta em perfeita condição de rodagem.