Indicativo de Incêndios mostra alerta para quase todo o Estado de São Paulo e emergência na região Noroeste

Indicativo de Incêndios mostra alerta para quase todo o Estado de São Paulo e emergência na região Noroeste

O “Indicativo de Incêndios”, ferramenta disponibilizada pela Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, realizada pela ABAG/RP, Usinas e Produtores Rurais, mostra uma condição preocupante para o início de agosto, com indicação de emergência na região noroeste do estado de São Paulo, e alerta para quase todo o território paulista. 

O indicativo é um dos diferenciais da campanha e tem por objetivo alertar os produtores e a população em geral quanto ao risco eminente de fogo. É uma importante ferramenta para a prevenção e eventual combate de focos de fogo sem controle. A cor roxa, que indica emergência, nunca tinha aparecido nos mapas, e segundo a Clima Tempo foi adicionada por conta da preocupante queda na umidade do ar.

Diariamente a Clima Tempo envia o ‘Indicativo de Incêndios’ para o próprio dia e próximos seis, ele está à disposição de todos os interessados no site www.incendiosprevina.com.br. Os mapas mostram em cores os níveis de severidade da ameaça de incêndio: amarelo (baixo), laranja (alto), vermelho (alerta), a cor roxa (emergência)

Essa ferramenta de previsão, foi desenvolvida exclusivamente para a campanha e correlaciona dados de condições observacionais, e de previsão de chuva em curto e médio prazo, além de umidade relativa, balanço hídrico, e outras variáveis meteorológicas que permitem indicar, com maior precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de incêndios. É importante lembrar que para o levantamento deste índice não são usados dados coletados de incêndios anteriores.


                       
1713572055