Febre Aftosa: começou a segunda etapa da campanha de vacinação

Febre Aftosa: começou a segunda etapa da campanha de vacinação

Começou na terça-feira (1º) a 2ª etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022. A campanha segue até o dia 30 de novembro e cerca de 161 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser vacinados.

Em dez estados (AL, AM, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RR e RN), a vacinação ocorrerá em animais de até 24 meses, conforme o calendário nacional de vacinação.

Para os 11 estados que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA) – BA, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP, TO e DF – a vacinação em novembro será para bovinos e bubalinos de todas as idades. Ao todo, esse bloco totaliza 141 milhões de animais a serem vacinados.

A inversão das estratégias de vacinação em alguns estados foi adotada em abril pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com objetivo de equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria e, assim, garantir a oferta de vacinas para manter os índices satisfatórios e manter a imunidade do rebanho brasileiro.

RECOMENDAÇÕES

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 °C e 8 °C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

“Quem precisar de vacina pode entrar em contato pelo telefone 3701-1847 ou vir diretamente na Agroboi (Rua Rafael Pereira, nº 1154). Na loja estamos tomando todas as medidas preventivas para o atendimento mais seguro”, explica Gustavo Mustafa Araujo, proprietário da loja.


                       
1714341264