Patric Almeida, Antonio Moro e José Machado se tornam nomes de ruas; melhoria no Centro Comunitário do Aeroporto é cobrada em sessão

Patric Almeida, Antonio Moro e José Machado se tornam nomes de ruas; melhoria no Centro Comunitário do Aeroporto é cobrada em sessão

Aconteceu na segunda-feira (7) a 23ª sessão ordinária de 2022 na Câmara de Mirandópolis. Entraram em pauta 6 projetos de lei, 2 requerimentos e 1 indicação. Além disso, todos os vereadores fizeram uma moção de pesar pelo falecimento da ex-prefeita Regina Célia Mustafa Araujo, ocorrido no dia 18 de outubro.

Entre os requerimentos, os vereadores Afonso Carlos Zuin, Emerson Comandante, Magali Maziero, Roberto Gonçalves, Claudio Morena, Chutudo e Mônica Machado solicitam ao prefeito Mirão, toda a documentação pertinente as fiscalizações realizadas pela vigilância sanitária em todo o comércio de alimentação de Mirandópolis no ano de 2022.

“É importante também salientar qual a periodicidade obrigatória por lei e se essa está sendo executada pelo setor e respeitada todas as exigências obrigatórias de acordo com o código sanitário em Vigilância Sanitária. Por outro lado requeremos os boletins realizados por essa vigilância e se houve retornos aos estabelecimentos para comprovar se tais boletins foram atendidos em sua integra e se foram aplicadas as sanções cabíveis, caso não houve cumprimento de tais exigências, quais foram as medidas tomadas”, diz a justificativa apresentada pelos vereadores.

O segundo requerimento apresentado na sessão foi de autoria da vereadora Mônica, em que ela solicita ao prefeito a previsão de recapeamento asfáltico e tapa buracos nas ruas da cidade, e quais ruas serão comtempladas. “É visível a necessidade de tapas buracos em muitas ruas da cidade e também de recape, sendo que algumas ruas se encontram de difícil acesso, facilitando problemas em veículos e até pequenos acidentes. Muitos moradores têm apresentado suas reclamações em redes sociais, e nos procurado pessoalmente na busca de uma solução para o problema. O requerimento é necessário para informar aos moradores quais providências serão tomadas”, explica a vereadora.

INDICAÇÃO

O vereador Grampola Pantaleão indicou ao prefeito a possibilidade de realizar melhorias no Centro Comunitário do bairro jardim Aeroporto, em Mirandópolis. “Estou fazendo essa indicação tendo em vista que o Centro Comunitário se encontra abandonado e a população vem sendo lesada, uma vez que não conseguem utilizar o local para as atividades do bairro. Portanto, solicito que sejam realizados alguns reparos, principalmente no quadro de energia, entre outros que se façam necessários. A indicação visa atender os anseios da comunidade em geral”, comenta Grampola.

Vale ressaltar que a indicação parlamentar não tem caráter obrigatório. Cabe a prefeitura decidir se acata ou não o pedido do vereador.

PROJETOS DE LEI

A vereadora Magali fez um projeto de lei onde a rua 1, localizada no Jardim Paulista II, passa a se chamar rua Patric Almeida Alexandre. “Ele nasceu em 1990, filho de Maria Aparecida e Nivaldo Alexandre, vivendo toda sua vida ao lado dos pais e da irmã Sabrina. Estudou no Hélio Faria e no Dr. Edgar, formando depois em um curso técnico em informática na escola Noêmia. Durante alguns anos trabalhou de office boy e vendedor na loja Copeças. Em 2014, Patric juntou-se a família em um negócio, o Maná Hot Dogs, onde trabalhou por muitos anos. Sua jornada encerrou no dia 25 de janeiro de 2020, aos 28 anos, quando sofreu um infarto pegando a família e amigos de surpresa”, ressalta a justificativa do projeto.

Magali ainda fez um segundo projeto, onde transformou o nome da rua 3, também localizada no Jardim Paulista II, em rua Antonio Moro. “Ele nasceu em 1944, em Lavínia, e trabalhou na colhetoria de Mirandópolis e depois na CESP, por 16 anos. Em meados de 1978, iniciou como empreendedor na Sorveteria Marabá, sendo que nesse mesmo ano ingressou na maçonaria. Empenhou-se ao máximo em prol da cidade, participando de trabalhos voluntários, principalmente em prol do Hospital do Amor, de Barretos, APAE e construção do velório municipal. Antonio faleceu no dia 23 de fevereiro de 2020”, detalha o projeto.

O vereador Grampola colocou em pauta um projeto de lei para que a rua 7, no Jardim Paulista II, passe a se chamar rua José dos Reis Machado. “Além de servidor público, Zé Machado, como era conhecido, também trabalhou um bom tempo da sua vida como pedreiro, sendo bem conhecido no KM 42, primeiro bairro que morou. Em um certo momento da sua vida, passou a vender pamonhas, curau e bolo de milho que ele mesmo fazia, e desde 2022 passou a ser conhecido como Zé da Pamonha. Ele sempre valorizou as coisas simples da vida, adorava histórias da cidade e era muito ligado a geografia. Infelizmente após descobrir um problema cardíaco, Zé não resistiu ao pós-cirúrgico, vindo a falecer no dia 16 de agosto de 2021”,

Os outros três projetos de lei foram de autoria do prefeito Mirão, onde dois foram para abertura de créditos adicionais, um no valor de R$ 500 mil e outro de R$ 71.907,70, e outro projeto para estabelecer faixa de domínio nas estradas rurais municipais não pavimentadas. “O projeto envolve o trânsito, a segurança, o escoamento a produção, entre outros aspectos. Além de representar medida de organização e ordenamento das vias rurais, há o aspecto ambiental”, diz parte do projeto.


                       
1713896902