Banco de sangue de Araçatuba está com estoque baixo e convoca doadores

Banco de sangue de Araçatuba está com estoque baixo e convoca doadores

O GSH Banco de Sangue de Araçatuba faz um apelo à população de toda região para que se sensibilize sobre essa causa pela vida e doe sangue. Neste mês de janeiro, a unidade vem recebendo apenas cerca de 25 doações por dia, quando o ideal são 35 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais.

Segundo a instituição, essa situação se agravou em razão das férias escolares, período em que há uma queda acentuada nas doações em todos os Bancos de Sangue do país, pois as famílias viajam. Somado a esse fato, as fortes chuvas da estação também estão impactando na queda das doações.

Atualmente, no GSH Banco de Sangue de Araçatuba os estoques sanguíneos estão 35% abaixo do ideal, sendo que os tipos O-, O+ e A- são os que mais estão em falta. Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperança de vida, um em cada dez pacientes internados necessitam de transfusões. Por isso, as doações de sangue têm que ser constantes e em um ritmo que atenda a essas necessidades.

“Em janeiro, ao mesmo tempo em que as doações caem, as demandas por transfusões aumentam em função das cirurgias dos pacientes que já estão em tratamento e também dos atendimentos emergenciais decorrentes de acidentes em estradas. Por isso, fazemos um alerta para que a população se sensibilize e doe sangue”, ressalta Gilson Cirino, captador de doadores do Banco de Sangue de Araçatuba, lembrando que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos.

SERVIÇO

  • Local: GSH Banco de Sangue de Araçatuba
  • Endereço: Rua Gaspar de Lemos, 02 – Jd. Alvorada – Anexo ao Hospital Unimed
  • Telefones: (18) 3607-3935 | WhatsApp: (18) 99650-4153
  • Atendimento: segunda a sexta-feira das 7h às 18h e sábado das 7h às 16h – estacionamento gratuito

                       
1714331764