Santificado seja o vosso nome

Santificado seja o vosso nome

Ainda a oração do Pai-Nosso, sobre a qual vamos tratar outras vezes mais: Jesus, logo após como que localizar Deus Pai (Ele está “nos céus”), nos ensina que a primeira prece a ser feita é pela santificação do seu nome. Ora, o nome de Deus já é santo – aliás, “três vezes santo”, como vemos nos livros do profeta Isaías e do Apocalipse de São João. No primeiro (cap. 6, vv. 2-3), o profeta descreve sua visão: “Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par de asas velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória!””.

Já no trecho do Apocalipse (cap. 4, v. 8), São João vê quatro animais, que “tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar””. Os dois trechos relatam visões da glória divina, cujo esplendor como que se confunde com sua santidade – não há distinção entre ambos.

Esse esplendor da glória divina, infinita, causa temor e tremor, a ponto de Isaías continuar seu relato dizendo: ““Ai de mim” – gritava eu –. “Estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito com um povo (também) de lábios impuros e, entretanto, meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!”” (v. 5). Ou seja, um ser humano, ao deparar-se com o esplendor de Deus, percebe nitidamente a diferença entre Ele, todo-poderoso e criador, e a si mesmo, criatura pequena, débil e necessitada.

E afinal, por que rezar pedindo a santificação do nome de Deus? É para que mais e mais pessoas se voltem a Ele, se convertam e então Lhe devotem o louvor, gratidão, respeito, carinho e amor filiais que Lhe são devidos. Rezando assim, com humildade e confiança, podemos nos tornar mais semelhantes a esse nosso Pai que, nem distante nem indiferente, mas repleto de amor por nós, em sua gloriosa santidade nos convoca a ser santos como Ele e a participar de sua felicidade eterna!


                       
1715739118