Visando proporcionar motivação e estimulação aos idosos, projeto Ligamente retoma atividades em agosto

Visando proporcionar motivação e estimulação aos idosos, projeto Ligamente retoma atividades em agosto

Imagem: Freepik.com (esta capa foi criada com os recursos de Freepik.com)

A psicóloga Fernanda Fioravante e a pedagoga Fabiana Cristina anunciam que estão com as inscrições abertas para o projeto Ligamente. O grupo de estimulação é destinado as pessoas com mais de 60 anos que deseja manter e até mesmo iniciar os cuidados com o envelhecimento ativo, assim buscando um maior protagonismo e incentivando as atividades diárias.

“O grupo de estimulação Ligamente surgiu no ano de 2017, quando eu e a Dra. Fabiana Furlan nos unimos com o objetivo de proporcionar aos idosos motivação e estimulação ativa. O grupo teve duração até a pandemia, necessitando ser interrompido. Agora então decidi retomar e fui em busca de uma profissional que tivesse o perfil acolhedor, criativo e que também fosse da área clínica. Conheci o trabalho da psicopedagoga Fabiana”, explica Fernanda.

A psicóloga revela que recentemente dividiu a ideia do projeto com a amiga, com isso decidiram reativar o projeto. A profissional comenta que um dos grandes estigmas sobre o envelhecimento além do declínio biológico, são as doenças, a perda de funcionalidade e a dependência. Esses pilares estigmatizados assombram as representações sociais vistas como algo esperado. As mudanças passam a serem vistas quando o compromisso público assume como meta prioritária a atenção à saúde da população no país, como as diretrizes do Envelhecimento Ativo pela OMS. Desta forma, tratando o envelhecimento não descaracterizado do pacto da vida, mudando o conceito que envelhecer é adoecer. 

“O nosso objetivo é fortalecer essa atenção à saúde como um todo: mental como o principal pilar, sustentado pela funcionalidade e do pertencimento social, ou seja, de forma integrada, ou menos distante dos papéis sociais”, reforça Fernanda.

INÍCIO DO PROJETO

A partir do dia 9 de agosto, os encontros ocorrerão duas vezes na semana (quarta e sexta) no horário das 15h às 16h30 no Espaço ELFI, que está localizado na rua Senador Rodolfo Miranda, nº 1651 – ao lado do Cartório de Registro de Imóveis em Mirandópolis. O valor será informado no primeiro contato de interesse através do WhatsApp (18) 99169-9774.

Fernanda será a responsável pela organização das atividades cognitivas, baseada na Neurociência e estimulação da AVD´s (Atividades de Vida Diárias). Já Fabiana Santos desenvolverá atividades baseadas em aprendizagem, musicalização e arte, buscando a interação e a comunicação que serão as ferramentas terapêuticas fundamentais.

As profissionais confirmam que haverá a participação de convidados para agregar as oficinas e trazer novos repertórios, como o uso de tecnologia dentro das possibilidades de vida deles.

CONVITE

Fernanda e Fabiana convidam os interessados em manter a sua mente e funcionalidade ativa. “Todo o projeto foi pensado e estruturado com esses pilares, portanto será coletivo e não individual, priorizando a interação e a rede de apoio social. As atividades são baseadas na Neurociências com o objetivo de ativar as funções cognitivas de atenção, memória e funções executivas ao comportamento adaptativo e nas atividades diárias, minimizando o impacto dos declínios cognitivos. Venha fazer parte do nosso Grupo”, convida Fabiana Cristina.

“As ferramentas terapêuticas são jogos de estimulação, exercícios práticos de resolução, psicoeducação das emoções (sob minha responsabilidade) e oficinas manuais, música, roda de conversa, vivências, novas aprendizagens com muito talento para oferecer”, complementa Fernanda.


                       
1714395260