Mulheres visionárias transformam bairro Amandaba com Feira Livre

Mulheres visionárias transformam bairro Amandaba com Feira Livre

Foto: Divulgação

Em um cantinho especial da cidade de Mirandópolis, o bairro Amandaba, um grupo de mulheres visionárias decidiu trazer mais vida e prosperidade para a sua comunidade, transformando a sexta-feira em um dia muito especial. 

Gleica Maria de Lima dos Santos Araujo, Mariana Pinhaneli Peixoto da Silva, Neuza Aparecida Amorim da Silva e Irani Maria de Lima são as protagonistas dessa história que está enriquecendo a vida dos moradores locais.

A ideia que deu origem a essa iniciativa surgiu em 2014, quando as quatro amigas se uniram com o objetivo de criar uma feira livre no bairro Amandaba. Desde então, elas trabalharam incansavelmente para tornar esse sonho uma realidade, e hoje a feira se tornou uma parte fundamental da comunidade.

A Feira Livre do Bairro Amandaba ocorre todas as sextas-feiras, a partir das 17h30, proporcionando uma oportunidade para que os produtores rurais locais mostrem seus produtos e serviços à comunidade. 

A feira é realizada na principal via de acesso ao bairro: na Rua Brasil, próximo à Unidade Básica de Saúde. Durante a Feira, uma rota alternativa no trânsito local foi elaborada para não impedir o fluxo de veículos. 

Concretização do projeto partiu das moradoras do bairro Irani, Gleica, Mariana e Neuza e teve apoio da Prefeitura. Foto: Vinicius Macedo

Com o apoio da Prefeitura, em especial do departamento de Obras, o evento está crescendo cada vez mais e conta com 27 produtores inscritos, a maioria deles do próprio bairro. 

A variedade de produtos disponíveis na feira é grande. Vai desde bolos e pães caseiros deliciosos até pasteis crocantes, verduras frescas e legumes coloridos. Para os amantes de sobremesas, há tortas irresistíveis, e até mesmo produtos de limpeza, como sabão, estão disponíveis. Além disso, os moradores talentosos também exibem suas habilidades com artesanato e outros produtos criativos.

Uma das características mais marcantes da Feira Livre do Bairro Amandaba é a energia que ela traz para a comunidade. Uma vez por mês, a feira ganha ainda mais vida com apresentações de música ao vivo, criando um ambiente acolhedor e festivo para todos os visitantes. A inauguração oficial ocorreu no dia 8 de setembro, com direito a show ao vivo, com o grupo musical Os Garotos de Guaraçaí. 

Feira conta com diversos produtos à venda como bolos, pasteis, verduras, legumes, tortas, artesanato e até sabão. Foto: Divulgação 

Gleica Maria de Lima dos Santos Araujo, uma das idealizadoras da feira, expressou sua gratidão à Prefeitura e à população do bairro. “Queremos agradecer à Prefeitura, em especial ao departamento de Obras, pelo apoio que recebemos para tornar nossa feira uma realidade. E, é claro, queremos agradecer a todos os moradores do bairro que prestigiam a feira toda sexta-feira. Juntos, estamos fortalecendo nossa comunidade e celebrando nossa cultura local”, diz Gleica. 

O distrito Amandaba teve origem no povoado que se desenvolveu ao redor da estação ferroviária Machado de Melo, inaugurada pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil em setembro de 1936. 


                       
1714352865