A Luz do mundo

A Luz do mundo

Foto: Montagem AGORA

No dia 14 de dezembro foi celebrado mais um ano de ordenação sacerdotal do Pe. Orlando, e a razão para a escolha desta data, segundo uma entrevista concedida por ele a um jornal no ano de 2019, deveu-se ao fato de ser a comemoração litúrgica de São João da Cruz – que é talvez o santo carmelita mais conhecido, famoso por seus profundíssimos escritos espirituais.

Nessa entrevista, o padre diz que se sentiu tocado por aquilo que São João chama de ‘noite escura’, uma fase do processo da vida espiritual que consiste numa espécie de aridez, em que a pessoa sente como se Deus estivesse ausente ou distante – não por causa do pecado, mas como uma prova que visa o amadurecimento. Jesus, embora nada precisasse amadurecer, experimentou algo parecido com isso no alto da cruz, ao dizer, citando o Salmo 21 (v. 2): “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Evangelho de São Mateus, cap. 27, v. 46).

As palavras de Jesus na cruz expressam o mistério da encarnação: como é que o próprio Deus, Luz do mundo, pode sofrer as misérias humanas e a escuridão da alma? Como o próprio Deus pode ter recebido os golpes dos carrascos e ter sido perpassado pelos pregos e a lança? À exceção do pecado, experimentou tudo… Nosso pecado pesou sobre Ele… mas não O aniquilou. Ele tudo suportou, por um amor sem medidas, insondável, constrangedor… Tanto amor divino e tanta rejeição humana… “O amor não é amado”, como dizia São Francisco de Assis…

No Natal, o convite é sempre o mesmo, sem jamais cansar: contemplarmos o amor de Deus expresso no presépio, o amor da Virgem Maria e de São José pelo Menino Jesus reclinado na manjedoura, a busca do ser humano por Deus manifestada nos magos e pastores. Nós precisamos dessa contemplação, para que Cristo dissipe as nossas trevas!

Ao Pe. Orlando, muita força e graça em seu ministério! A todos nós e nossas famílias, também em nome do padre e de todos os funcionários e colaboradores da Paróquia São João Batista, um feliz e santo Natal! Que Jesus, a Luz do mundo, ilumine nossos corações e de nós receba o amor e a adoração que Lhe são devidos!


                       
1715552140