‘Investimos em Mirandópolis para retribuir tudo que o povo já ofereceu para a gente’, explica Chicão Momesso

‘Investimos em Mirandópolis para retribuir tudo que o povo já ofereceu para a gente’, explica Chicão Momesso

Conversamos com Francisco Antônio Passareli Momesso, que tem 51 anos e nasceu em Mirandópolis. Chicão acompanhou a trajetória do seu pai, dando continuidade no comando da gráfica e depois dentro da política. O ex-prefeito falou sobre seu lado empreendedor com seu novo investimento que está prestes a ser inaugurado. Confira abaixo a entrevista completa.

Como foi sua infância e juventude?

Sou Mirandopolense de sangue e fiz questão que o meu filho nascesse em Mirandópolis também. Nós somos em cinco irmãos, toda a vida o meu pai trabalhou com gráfica, ele começou em Birigui como empregado, depois veio para Mirandópolis e montou a gráfica, em 1959. Ele também foi dono do jornal Labor que circulou por muito tempo e se não me engano fechou em 1985, sendo que o meu pai morreu em 1986, com apenas 55 anos. Eu tinha 16 anos quando ele morreu, foi um baque, mas consegui com ajuda dos meus irmãos e da minha mãe dar sequência naquilo que o meu pai deixou. Fiz administração de empresas em Pereira Barretos para conseguir viajar todos os dias. Assumi e investi na gráfica, porque na época o país já se transformava e as notas que eram tiradas a mão já não estavam mais sendo tiradas manualmente, então entrou a época do formulário contínuo que o computador imprimia e nós fizemos um investimento muito caro. Só Mirandópolis e Andradina tinha esse tipo de maquinário, o resto da região não tinha. Chegamos a ter 17 representantes e colaboradores em toda a região.

E a política em sua vida?

O meu pai foi vereador, inclusive quando morreu estava como vereador, em 1986. A política veio na eleição do prefeito José Antônio, quando ele foi candidato e me convidou para ser vereador, ai eu aceitei o desafio e foi o início de tudo. Fui o vereador mais votado da legislatura de 2004, tive 848 votos e foi a eleição mais difícil, porque naquele ano tinha até então 15 vereadores e naquele ano baixou para nove, então a briga foi muito grande. Depois em 2008, o José Antônio me convidou para ser vice dele, depois o José Antônio me apoiou para prefeito.

Acompanha a política local?

Depois que terminei o meu governo, em 2016, não venho participando da política diretamente, dei uma distanciada da política por conta da vida profissional mesmo. Procurei investir na minha vida profissional, mas sempre falo que a gente nunca fala tchau para a política, mas sim um até breve.

Qual a importância da família?

Casei com a Alessandra, em 2003, e tivemos o Francisco em 2005. A família é o espelho de todos nós, se você estiver bem dentro da sua casa com sua família você pode ter certeza de que vai estar bem em todos os lugares que você vá.

Você continua empreendendo em Mirandópolis?

Estou com esse novo investimento (posto de combustível), até por isso que a gente se distancia um pouco da política. Teve um período que investimos na gráfica e agora tivemos a oportunidade de construir um posto em Mirandópolis, que é um posto diferente dos outros. Além do posto, fiz um loteamento em Mirandópolis e em breve estamos soltando mais um loteamento em frente ao cemitério. Nós temos uma chácara, que vai dar cerca de 126 lotes, já estamos entregando o projeto no cartório, então em 2022 já sai o loteamento, mais um empreendimento. A parte empresarial está muito boa e a gente está muito contente, nós realmente gostamos muito de Mirandópolis e por isso nós estamos investindo aqui, estamos devolvendo para a cidade tudo aquilo que ela fez pela nossa família, seja na política ou seja como empresário.

Quando inaugura o posto?

Já está pronto para inaugurar, faltam só alguns detalhes. Acredito que na primeira quinzena de novembro já esteja pronto se Deus quiser. Nós vamos ter uma troca de óleo moderna e uma conveniência completa que vai ter de tudo um pouco. Teremos pão, salgado, bebida, café e diversos itens básicos. Uma parte de mercado que as vezes você deixa de comprar durante o dia e vai encontrar aqui, então de tudo um pouco. Sem falar do combustível da Petrobras, que é um dos melhores do Brasil, todo mundo conhece e a nossa cidade ainda não tinha, vai ser o primeiro posto da Petrobras da cidade.


                       
1714394758