Coronel Motooka volta ao comando do CPI-10, responsável pelo policiamento de 43 municípios da região

Coronel Motooka volta ao comando do CPI-10, responsável pelo policiamento de 43 municípios da região

*Matéria 018 News (Silvia Helena)

O coronel PM Paulo Leite Motooka deverá assumir nos próximos dias o comando do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), responsável pelo policiamento em 43 municípios da região. A volta ao cargo de comando foi publicada na edição deste sábado (12) do Diário Oficial do Estado.

O coronel já esteve à frente do CPI-10 de junho de 2018 a abril de 2020, quando assumiu o comando da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo. Na ocasião, o CPI-10 passou para as mãos do coronel Rodrigo Eval Arena, que agora foi destacado para atuar à frente do CPI-1, no Vale do Paraíba, região que figura entre as mais violentas do Estado de São Paulo no ano de 2021, segundo estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

QUEM É O COMANDANTE

O coronel Motooka é nascido em Araçatuba e tem 53 anos. Ele ingressou na Polícia Militar em 1987 na APMBB (Academia da PM do Barro Branco), na zona norte da Capital, onde se formou no Curso de Oficiais em agosto de 1992.

Formado em direito, com especialização na área ambiental pelo UniToledo ele também é bacharel em psicologia, pela Unip. Motooka concluiu os cursos de mestrado e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública oferecidos pela APMBB.

Ele ainda acumula experiência dentro da PM como professor de Tiro Defensivo para preservação da Vida, Policiamento Comunitário, Policiamento e Legislação Trânsito, Gerenciamento de Crises e Negociação com Reféns.

Como comandante, já atuou no 4º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), no CAPS (Centro de Atenção Psicológica e Social) e em unidades da região de Araçatuba com sede em Birigui e Penápolis. (Por 018 News – Silvia Helena).


                       
1716331193