Mais de 5 mil eleitores de Mirandópolis estão com título cancelado; veja como regularizar situação

Mais de 5 mil eleitores de Mirandópolis estão com título cancelado; veja como regularizar situação

O município de Mirandópolis está com 5.726 eleitores com o título cancelado e, caso não regularizem a situação, não poderão votar nas eleições deste ano. A situação é semelhante também em Guaraçaí, onde 1.749 eleitores não estão com o título eleitoral normalizado.

Para estar apto a votar no pleito de 2022, os eleitores têm até o dia 4 de maio para regularizar o documento ou solicitar a primeira via.

O cancelamento do título acontece quando o eleitor não votou e não justificou a ausência nos últimos três turnos consecutivos. Para que o título volte a valer o procedimento é simples, rápido e pode ser feito pela internet, através do sistema Título Net.

Atualmente, Mirandópolis contabiliza 16.859 eleitores aptos a votar, enquanto Guaraçaí possui 5.827 eleitores regularizados.

Segundo o Cartório Eleitoral, devido à pandemia do novo coronavírus o atendimento presencial ainda permanece suspenso. O atendimento segue sendo feito de forma virtual, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo Título-Net. Outras formas de comunicação são pelo e-mail da zona eleitoral (ze153@tre-sp.jus.br) e pelo WhatsApp (18) 3701-5130, para recebimento apenas de mensagens.

O Cartório alerta que, para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título de eleitor o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta.

COMO REGULARIZAR A SITUAÇÃO

Para regularizar o título eleitoral, é necessário verificar as pendências junto à Justiça Eleitoral, pelo portal do TSE ou pelo aplicativo e-Título. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

Já para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecerá informações sobre a digitalização de documentos necessários para a solicitação:

  • Uma foto (selfie) segurando um documento de identificação oficial com foto;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Para homens de 18 a 45 anos, é necessário enviar certificado de quitação de serviço militar.

Na página seguinte, em “Título de Eleitor”, ao solicitar a primeira via, o usuário precisa marcar a opção “não tenho” para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.

MUDANÇA NOS LOCAIS DE VOTAÇÃO

Para o pleito deste ano ocorreram algumas mudanças quanto às salas de votação em Mirandópolis. As sessões eleitorais permanecem as mesmas, o que muda são os locais de votação.

Eleitores dos bairros da 2ª e 3ª Aliança foram remanejados para votarem no bairro da 1ª Aliança, na escola estadual Professora Marilena Santana Correa Fernandes. Esses eleitores são pertencentes às zonas eleitoras 44, 45, 63, 67, 96 e 98.

Já os eleitores do bairro Amandaba foram encaminhados para que votem na escola municipal Professor Hélio Faria. São eleitores das sessões 40 e 41. Os demais locais de votação não sofreram alteração. É possível consultar o local de votação e seção eleitoral nos sites da Justiça Eleitoral (www.tresp.jus.br ou www.tse.jus.br, Menu “Serviço ao Eleitor”, item “Local de Votação”) ou pelo aplicativo E-Título (item “Onde Votar”).


                       
1709115488