Imposto de Renda 2022: prazo de entrega da declaração é dia 31 de maio

Imposto de Renda 2022: prazo de entrega da declaração é dia 31 de maio

Os contribuintes têm poucos dias para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022. O prazo final para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio. Ao todo, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações este ano, o mesmo número de documentos recebidos em 2021. O programa foi liberado para download desde o dia 6 de março e está disponível no site da Receita Federal.

Já na declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa apenas verificar, corrigir eventuais distorções ou complementar os dados. Neste ano, a modalidade está disponível para contribuintes que tenham conta gov.br (acesso.gov.br). Será necessário, porém, ter uma conta com nível de segurança prata ou ouro, cuja validação pode ser feita por biometria facial ou dados de internet banking.

“Estamos na reta final da entrega da documentação para evitar multas. Sabemos que muita gente deixa para última hora, por isso estamos com a equipe completa para atender todos os clientes nesses últimos dias”, explica Priscila Coggo, da assessoria contábil Syscon (localizado na rua Rafael Pereira, nº 848), que disponibiliza o serviço para os contribuintes realizarem suas declarações no escritório.

Quem é obrigado a declarar e não o fizer, ou enviar fora do prazo, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, e, no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.

É obrigado a declarar o Imposto de Renda, em 2022: – Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado.


                       
1711628648