Policiais Militares realizam manobra de reanimação e salvam recém-nascido em Mirandópolis

Policiais Militares realizam manobra de reanimação e salvam recém-nascido em Mirandópolis

Na noite de domingo (12), por volta das 22h, os policiais militares de Mirandópolis Cb PM Ferraz e Cb PM Sandro foram acionados para atendimento de ocorrência de engasgamento no bairro Sonho Meu. No local, encontraram a solicitante na calçada, tendo nos braços a neta recém-nascida, que naquele momento estava engasgada, provavelmente com leite, e sem respiração aparente.

Prontamente os policiais realizaram nela a manobra de Heimlich visando desobstruir as vias respiratórias e o bebê passou a apresentar sinais de vida, sendo então levado ao hospital, onde foi atendido pela médica pediatra Dra. Elaine Rapassi Cabral Barboza, que o assistiu e o medicou, deixando-o internado, em observação médica.

A ocorrência ainda contou com o apoio do Cb PM Marques, Cb PM Luís, Sd PM Choji, Cb PM Zequini e Sd PM Valentim.

COMO REALIZAR A MANOBRA DE HEIMLICH

A manobra de Heimlich se caracteriza por compressões abdominais que devem ser feitas em situações de emergência, como asfixia por alimento ou objeto estranho preso no trato respiratório. Portanto, em casos graves de obstrução nas vias respiratórias, indica-se a realização dessa manobra, ou seja, em situações nas quais a vítima não pode se comunicar ou respirar apropriadamente.

1) Posicionar-se atrás da vítima em pé ou de joelhos, a depender da altura de quem está sofrendo o engasgo;

2) Envolver os braços no entorno da vítima, posicionando uma das mãos fechada e com o polegar voltado para o abdome na linha média entre o apêndice xifóide e o umbigo da vítima;

3) A outra mão deve ser posicionada firmemente em cima da mão que está em contato com o abdome da vítima;

4) Devem ser aplicadas compressões rápidas, pressionando a região para dentro e para cima, em um movimento que simule a letra jota;

5) A manobra deve ser realizada até que o objeto saia ou até a vítima não estar mais responsiva.


                       
1709014286