Gratuito: Hospital do Olho de Araçatuba realiza Projeto de Prevenção à Cegueira no Shopping Praça Nova

Gratuito: Hospital do Olho de Araçatuba realiza Projeto de Prevenção à Cegueira no Shopping Praça Nova

No mês de prevenção e combate ao glaucoma, o espaço de eventos do Shopping Praça Nova, em Araçatuba, acaba de ganhar uma área dedicada à saúde ocular. Mas não se trata de uma loja, e sim de um ambiente para a realização de exame de tonometria, que funciona como triagem para diagnóstico de glaucoma. No local, o Hospital do Olho (HO) Araçatuba está realizando a Campanha de Prevenção à Cegueira, com destaque para o glaucoma. A ação, que começou no dia 18 de maio ocorre até o dia 6 de junho, com atendimentos de segunda a sexta, das 10h às 19h. Tudo de graça.

A tonometria serve para medir a pressão interna do globo ocular. As variações da pressão intraocular estão relacionadas ao humor aquoso, material localizado na câmara anterior do olho. A pressão intraocular elevada é o principal fator de risco para o glaucoma e esse exame tem como objetivo, em conjunto com outros, o diagnóstico precoce e acompanhamento do glaucoma e é feito em apenas cinco minutos.

Diagnóstico precoce e tratamento adequado

O Relatório Mundial sobre Visão, da OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta que 2,2 bilhões de pessoas sofrem com problemas de visão em todo o mundo. Desse total, 1 bilhão de casos seriam evitáveis ou passíveis de correção, como catarata, glaucoma e diabetes, sendo que essas doenças são responsáveis por pelo menos 80% dos 39 milhões de casos de cegueira existentes atualmente no mundo (mais de 580 mil só no Brasil).

“Essas três situações podem ser resolvidas ou atenuadas de forma significativa com visitas periódicas ao oftalmologista. São doenças características de pessoas acima dos 50 anos de idade – pode ocorrer com os jovens, mas em menor quantidade – e um exame anual pode preveni-las”, afirma a oftalmologista Ana Carolina Capelanes.

Ação ocorre até o dia 6 de junho, com atendimentos de segunda a sexta, das 10h às 19h, gratuitamente

Unidade móvel

A Campanha de Prevenção à Cegueira do HO Araçatuba foi lançada em 2021. O hospital conta com uma unidade móvel própria para a realização dos exames, que já foi disponibilizada em supermercados e também no calçadão da cidade. O projeto está à disposição de 43 municípios da região, sendo realizados em parceria com empresas privadas e prefeituras.

“Além de atender a população em geral, como quem estiver fazendo suas compras no shopping, a campanha será levada a bairros periféricos das cidades, onde boa parte de seus moradores não possui acesso a um oftalmologista. Também fechamos parcerias com empresas para atender seus colaboradores e os familiares de cada trabalhador”, diz Ana Carolina. Prefeituras e empresas interessadas podem entrar em contato com o HO Araçatuba pelo telefone (18) 3636-2020.


                       
1714393431