Santa das causas impossíveis

Santa das causas impossíveis

A vida de Santa Rita de Cássia é daquelas que despertam a mais alta admiração, ao menos a quem tem fé. Nascida em 1381 e tendo manifestado cedo o desejo pela vida religiosa – preferindo o isolamento do quarto para oração ao invés das brincadeiras de criança –, mesmo assim acatou o pedido dos pais e casou-se com alguém que parecia ser-lhe adequado mas que depois mostrou-se agressivo.

Muito distante do espírito reinante de nossa época, Santa Rita tomou para si aquele jugo e transformou a tribulação em causa de expiação; sua abnegação e suas freqüentes penitências alcançaram de Deus a conversão de seu marido (o mais importante), embora não tenham poupado sua vida – ele foi assassinado por desafetos de sua vida pregressa, o que desencadeou nos dois filhos o desejo de vingança e exigiu dela mais um heróico esforço penitencial, preferindo antes a morte deles do que a vingança (coisa que de fato aconteceu, pois ambos morreram em menos de um ano, convertidos e tendo perdoado o assassino do pai).

Com a imensa dor da perda do marido e dos filhos, mas certa da preeminência da salvação de suas almas, pôde então dedicar-se à vida religiosa, para a qual recebeu ajuda de seus santos de devoção, que milagrosamente a colocaram dentro do mosteiro cujas portas estavam trancadas. E lá dentro, como se não bastassem os sofrimentos passados, pediu a Jesus que lhe permitisse sentir um pouco de Sua dor na crucificação, sendo-lhe então cravado um espinho na testa, gerando-se uma ferida que doía, sangrava e cheirava mal, carregada por Santa Rita por 15 anos.

Sua morte, em 1457, foi imediatamente seguida de milagres: os sinos do mosteiro começaram a tocar sozinhos, da ferida já cicatrizada emanou uma luz espantosa, e seu corpo incorrupto passou a exalar um maravilhoso perfume, sentido até hoje por quem visita a basílica em que está depositado. 

Celebramos Santa Rita no dia 22; hoje celebramos o aniversário do Pe. Orlando Maffei. Que pelos méritos dela, ele alcance as mais preciosas bênçãos e luzes para sua vida e seu ministério!

Santa Rita de Cássia, intercedei pelo Pe. Orlando e por todos nós!


                       
1709057103