Sessão é marcada por retorno de Luciano Bersani e resposta da prefeitura sobre obras em andamento

Sessão é marcada por retorno de Luciano Bersani e resposta da prefeitura sobre obras em andamento

Aconteceu na segunda-feira (12) a 12ª sessão ordinária de 2023 na Câmara de Mirandópolis. Entrou apenas 1 requerimento em pauta, que foi de autoria do vereador Afonso Carlos Zuin, onde ele cobra explicações do prefeito sobre a aplicação de uma lei de 2020 que trata sobre a obrigatoriedade das empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura em vias públicas no município de Mirandópolis.

“Existe uma lei que trata sobre os fios e cabos abandonados que usam a rede de energia elétrica e os postes como suportes. Não sei se observaram, mas um dos pontos que cito no requerimento é na esquina da Pernambucanas, no entroncamento da rua Gentil Moreira com a rua Nove de Julho. Com este requerimento quero pedir ao executivo que explique qual órgão vai fiscalizar e se vai ter sanção. A poluição visual pode não incomodar a todos, mas incomoda a mim. Existem muitos cabos e fios pendurados, que o prefeito tome providência”, cobra Afonso

CÓDIGO DE POSTURA

No final da sessão, Afonso subiu na tribuna para ler a resposta da diretora jurídica da prefeitura, sobre um requerimento que ele fez recentemente onde questionou o executivo sobre a reformulação do código de postura de Mirandópolis.

“Entendo que a propositura do vereador é pertinente e deve ser atendida, com a realização de estudos e nomeando uma comissão para estar a frente da reformulação do código de postura, inclusive convocando os representantes dos diversos setores da sociedade”, diz um trecho da resposta da prefeitura.

Afonso analisando as respostas do executivo em relação aos seus requerimentos durante uso da tribuna. Foto: Eduardo Mustafa

OBRAS EM ANDAMENTO

Recentemente, o vereador Afonso também fez outro requerimento onde solicitou o cronograma das obras em execução e as programadas pelo Departamento de Obras, Viação e Serviços Urbanos.

O executivo respondeu que “sobre a escola Ebe Aurora, há projeto de reforma e ampliação por uma empresa terceirizada contratada no ano de 2022. No momento estamos adaptando o projeto a fim de que orçamento para a execução da obra esteja dentro da realidade financeira do município. Há em curso também um estudo sobre o mesmo projeto para entender a viabilidade desta obra. A previsão para a adaptação e demais levantamentos pertinentes ao caso é final de junho, e a partir daí, teremos dados suficientes para entender com clareza os demais prazos”, detalha o executivo sobre a reforma da escola Ebe Aurora. 

Sobre a obra do CENPINS, o executivo disse “A obra do CEMPIS se encontra em andamento. Teve inicio em 15 de maio, com previsão de execução em 90 dias. A prefeitura executará na sequência a substituição da parte elétrica, pintura e demais reparos pontuais e necessários à funcionalidade do prédio com prazo de mais 70 dias. A previsão de liberação para o uso do local é para o inicio de novembro”.

Em relação ao projeto de adequação da odontologia da UBS Dr. Pardo, “está em desenvolvimento com previsão de finalização em 60 dias. Importante salientar que não há previsão orçamentária para a execução da referida obra, ficando, portanto, sob responsabilidade e planejamento do Departamento de Saúde”, ressalta o executivo. 

Outra questão respondida pela prefeitura foi sobre a instalação do ar condicionado na escola Hélio Faria. “O município está viabilizando a adequação elétrica do prédio, haja vista que as condições atuais não suportariam a instalação de todas as máquinas. Há previsão para que dentro de 40 dias consigamos concluir os levantamentos necessários a fim de embasar a contratação destes serviços de adequação. Após esse processo, considerar aproximadamente mais 30 dias para execução dos serviços, posteriormente instalação das máquinas de ar condicionado”, afirma o executivo em resposta ao requerimento do Afonso.

Bersani discursando sobre seu retorno em substituição ao vereador Claudio Morena. Foto: Eduardo Mustafa

CHEGADA DO BERSANI

“Quero dar as boas vindas ao meu amigo Luciano Bersani, eu que já tive o prazer de ter uma legislatura contigo, sei que é companheiro e tem conhecimento da casa. Sei que você não queria essa situação de entrar por motivos de saúde do Morena, mas é coisa que infelizmente acontece”, parabeniza Grampola Pantaleão sobre o retorno do vereador Luciano Bersani no lugar de Claudio Morena, que se afastou por licença médica

“Não esperava voltar pra Câmara, onde fiquei 12 anos. Quero dizer que é um prazer, mesmo que a situação não seja agradável. Torço para que o Claudio volte o mais rápido e que dai eu volte para a minha vida normal. Enquanto estiver aqui (câmara) farei e lutarei pelo certo”, finaliza Bersani.


                       
1720911373