Departamento de saúde de Mirandópolis realiza ações educativas em prol do controle e combate à leishmaniose

Departamento de saúde de Mirandópolis realiza ações educativas em prol do controle e combate à leishmaniose

O departamento de saúde de Mirandópolis vai realizar durante a semana diversas ações educativas de controle e combate à leishmaniose. Entre as atividades previstas estão palestras nas escolas, panfletagem pelas ruas e trabalho domiciliar. As ações fazem parte da Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose que foi instituída pela Lei nº 12.604/2012, sendo celebrada, anualmente, na semana que incluiu o dia 10 de agosto.

Segundo o departamento de Saúde, em Mirandópolis tivemos 1 caso de leishmaniose visceral em humanos em 2022, sendo que esse ano (até julho) já foram registrados 2 casos. Em cachorros foram coletadas 623 amostras em 2022, sendo 185 confirmados para leishmaniose visceral. Este ano, até 20 de julho, foram coletadas 265 amostras de cães, dessas 68 confirmadas.

As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por mais de 20 espécies de leishmania (um gênero de protozoários). Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos

A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros e onde existam muitas plantas.

A doença não é contagiosa e nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.


                       
1714386768