Mensagem Compartilhada: Benefício ou Malefício? – Por Rogerio Bezerra

Mensagem Compartilhada: Benefício ou Malefício? – Por Rogerio Bezerra

Foto: Image by rawpixel.com on Freepik

Estamos diante de grandes desafios, principalmente no campo da informação. Certamente, num mundo globalizado, compartilhamos, diariamente, mensagens ou vídeos recebidos em nossos aparelhos celulares, seja por meio das redes sociais, Whatsapp, que, sem critério e bom senso, acabamos repassando para o maior número de pessoas ou grupos que fazem parte dos contatos.

Porém, antes de compartilhar uma mensagem ou vídeo para o grupo da família ou trabalho, está verificando se o teor contido corrobora com a verdade? Ou ao receber a mensagem já está reenviando para o maior número de pessoas? 

Se estou compartilhando, sem critério algum, o que me leva a fazer isto, ou seja, porque repasso a mensagem imediatamente? Por acreditar ser verdade? E o que me faz acreditar que tal mensagem ou vídeo seja verdadeiro? O que está por detrás desta crença? Por confiar, talvez, em um ideal? Mas, a partir do momento em que meu olhar está apenas naquela direção, talvez isso não é um mecanismo que me facilita enxergar apenas o que quero ver para atender meus próprios interesses? Não seria, talvez, egocentrismo da minha parte?

O fato é que na sociedade atual há uma infinidade de movimentos ideológicos, onde cada um vem defendendo o seu modelo, muito evidente nas mensagens e vídeos, que, talvez, em nome do ego, a desinformação vem promovendo ou proporcionando rivalidades, intolerâncias, fake news, enfim, crimes de toda ordem disfarçados de verdade.

Que tipo de mensagem estou compartilhando?

Desse modo, creio que, talvez, viver em sociedade seja um grande desafio que me possibilita refletir para tentar corrigir minhas más tendências.

Pense nisso.

Por Rogério Bezerra de Souza, que é presidente do União Espirita Bezerra de Menezes (Unebem) em Mirandópolis. Formado em Economia e Direito, Rogerio iniciou sua trajetória no Centro em 2009, depois de viver algumas experiências transformadoras


                       
1709053386