Dia de Doar: Santa Casa de Araçatuba busca doações para garantir ar refrigerado no complexo hospitalar

Dia de Doar: Santa Casa de Araçatuba busca doações para garantir ar refrigerado no complexo hospitalar

Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa de Araçatuba lança uma campanha especial no Dia de Doar, mobilização que ocorrerá no dia 28 de novembro, para ressaltar a importância da cultura de doação e voluntariado.

Neste ano, o hospital precisa arrecadar R$ 250 mil para comprar equipamentos necessários à modernizar o sistema elétrico que alimenta os condicionadores de ar que garantem a climatização de 70% dos ambientes do complexo hospitalar.

Ao todo, são 450 condicionadores instalados em áreas de assistência aos pacientes e setores administrativos. O hospital, também mantém climatização central em setores que dependem de refrigeração especial, como por exemplo, a Central de Radioterapia.

Essa estrutura consome, em média 600 kva de energia/mês, que equivalente o abastecimento de 400 residências de porte médio. “Infelizmente o sistema está sobrecarregado e não são raras situações, em que nosso Departamento de Engenharia Elétrica precisa desligar o sistema de parte dos condicionadores de ar”, informa o provedor Petrônio Pereira Lima ao explicar o motivo da campanha. No entanto, Petrônio Lima esclarece que o rodízio não interrompe a refrigeração em áreas de assistência aos pacientes.

A Santa Casa de Araçatuba tem o reforço da energia solar, o hospital que consegue abastecer até 40% de todo complexo, incluindo as demandas de refrigeração de ar. Porém a energia elétrica necessária para manter o hospital em funcionamento 24 horas por dia ainda é significativa. São 300 mil kilowatts/hora, energia suficiente para abastecer 2.500 residências de médio porte.

A falta de investimentos em novos equipamentos para a subestação de energia, pode provocar pane no sistema, a qualquer momento, comprometendo o fornecimento de ar refrigerado nas unidades citadas. 

Além disso, sem a expansão da estrutura de alimentação elétrica, a diretoria do hospital não conseguirá instalar condicionadores de ar em unidades que ainda não possuem o benefício, como por exemplo, mas portarias de internação e visitas e em enfermarias do SUS, que ainda não possuem climatizadores.

“Mais que um conforto, o ar refrigerado nas áreas de assistência aos pacientes é indispensável em Araçatuba, que nesta onda de calor está dentre as cidades mais quentes do País”, destaca o provedor. Na gestão da atual diretoria foram instalados condicionadores de ar que beneficiam 60 leitos do SUS da Unidade de Internação II e Pediatria.

“Ao participar da campanha deste ano, doando qualquer quantia, as comunidades dos 40 municípios para os quais, a Santa Casa de Araçatuba é referência de alta complexidade, estarão garantindo qualidade no ambiente hospitalar necessária ao bem-estar dos pacientes atendidos e também dos colaboradores. Junte-se a nós nesta jornada de doação e voluntariado, e faça a diferença para os que mais necessitam”, define o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima.

No ano passado, no Dia de Doar, a Santa Casa de Araçatuba arrecadou R$ 66 mil que foram investidos na substituição de poltronas utilizadas por pacientes que fazem quimioterapia no CTO e compra de camas especiais para internação de pacientes obesos mórbidos.

Neste ano o alvo a ser atingido é quase quatro vezes mais em relação à campanha anterior. “Por isso, precisaremos de muitos mãos para nos ajudar nesta empreitada que é urgente e necessária. Faça sua doação, compartilhe nossa campanha em suas redes sociais, local de trabalho, na sua igreja e junto aos seus familiares”, afirma Petrônio Lima.

Como doar: 

  • Transferência bancária: Caixa Econômica Federal – Agência: 3090 / Conta Corrente: 902655-3.Favorecido: Santa Casa de Araçatuba – CNPJ: 43.751.502/0001-67

                       
1714351986