‘A minha vida foi transformada através do inglês, que me proporcionou diversas experiências gratificantes’, relata Monica Marcos Zanin Orsi

‘A minha vida foi transformada através do inglês, que me proporcionou diversas experiências gratificantes’, relata Monica Marcos Zanin Orsi

Foto: Divulgação

A professora de inglês Monica Marcos Zanin Orsi, 54 anos, nasceu em Mirandópolis, estudou em escola pública em uma época que o “idioma inglês” não tinha tanta visibilidade como nos dias atuais. Casada com José Armando Orsi, que ajuda na parte administrativa da escola e com quem tem três filhas (Bruna, Bianca e Beatriz), Monica ressalta que o alicerce familiar foi muito importante durante todo o desenvolvimento e crescimento profissional. Confira na sequência a entrevista completa.

Onde nasceu e cresceu?

Nasci e cresci em Mirandópolis, estudei em escolas públicas como Edgar e Noêmia, sendo uma infância tranquila. Com 17 anos fiz intercâmbio, devido ao fato da minha casa receber uma intercambiaria, acabou me chamando muito a atenção para o inglês.

Como o inglês entrou na sua vida?

Inicialmente com a saudosa professora Regina Mustafa e com o Senhor Amilton. Um outro detalhe, como a minha mãe recebia bastante intercambiarios, quase todo ano alguém ficava em casa, isso despertou o interesse em fazer um intercâmbio.

José Armando e Monica com as filhas e um genro. Foto: Divulgação

Como foi o processo do intercâmbio?

Foi através do Rotary Clube que tive a oportunidade de conhecer uma nova cultura e língua, foi uma verdadeira lição de vida. Porque eu não sabia inglês e não tinha Google, então foi na raça. Aprendi a língua com o dicionário na mão! Naquela época a informação sobre intercâmbio era precária devido ao fato de não existir internet e celular. A duração foi de um ano e voltei falando perfeitamente. A comunicação com a minha família foi através de cartas, pois as ligações eram muito caras, ligava uma vez por mês para ficar no máximo cinco minutos. E as cartas demoravam 15 dias para chegar.

Qual é a sua trajetória profissional?

Quando retornei, fui estudar e me formei em Letras pela faculdade Toledo em Araçatuba. Depois uma amiga me indicou o PBF em Andradina e assim corri atrás obtendo conhecimento para poder abrir na cidade uma franquia da escola. Após fazer os testes, e os diversos trâmites, comecei a lecionar inglês aos 19 anos. Com isso tive a oportunidade de fazer uma entrevista e prova na central da PBF em São Paulo. Então estudava a noite, e trabalhava na escola durante o dia. Não parei de estudar, fiz outros cursos, pois a franquia proporcionava bastante contato com pessoas nativas que vinham para o Brasil, fui me aperfeiçoando cada vez mais e também fiz uma pós-graduação em Línguas (inglês e espanhol). Na sequência prestei os exames internacionais, que são o TOEFL e Cambridge, e com isso tenho um currículo de línguas que venho estudando há 37 anos e é impossível parar, preciso me aperfeiçoar a cada dia. 

Equipe do Fisk Mirandópolis: Foto: Divulgação

São 35 anos de escola de inglês?

A escola que hoje está como FISK completou 35 anos, foi fundada em 1989, em uma pequena sala no conservatório da Dona Shirlei Monti. Agradeço ela por essa oportunidade, assim como os meus primeiros alunos que apostaram na escola, que na época era PBF. Após 10 anos lutando e dando aula sozinha, comecei a contar com ajuda da professora Beatriz Junqueira, com isso passei a atender mais alunos. Fico extremamente feliz pela trajetória que traçamos em Mirandópolis, porque foi uma luta muito grande trazer uma escola de línguas, pois naquela época poucos davam importância ao falar uma segunda língua. Hoje são mais de 22 turmas que tem estudado e se especializado na língua estrangeira. Agradeço aos professores que passaram, assim como os que estão trabalhando com a gente. Hoje a teacher Larissa Biazotto, que está comigo há muitos anos como professora, iniciará como coordenadora. Aproveito e convido a todos para visitar a nossa escola que fica na rua Getúlio Vargas, nº 437. E estamos disponíveis no telefone (18) 3701-5003 ou no WhatsApp (18) 998037058.


                       
1721615937