Abril Laranja: mês de prevenção contra a crueldade animal

Abril Laranja: mês de prevenção contra a crueldade animal

Diversos animais ainda sofrem com a crueldade dos seres humanos, vivendo em condições degradantes, sofrendo tortura e abuso. Para conscientizar a população sobre o assunto, foi criada a campanha mundial de prevenção contra a crueldade animal: Abril Laranja. Segundo o artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605/98, qualquer ato de abuso, maus tratos, ferimentos ou mutilações, contra animais domésticos, silvestres ou exóticos, pode ser penalizado entre três meses a um ano de detenção e multa.

Na Assembleia Legislativa do Estado, parlamentares trabalham pela causa. O deputado Bruno Ganem (PODE) tem a defesa animal como área de atuação. O Projeto de Lei 101/2020, de sua autoria, objetiva criar o título de “Protetor Independente de Animais”, além de reconhecer as ações desses voluntários como um trabalho de interesse público primário.

Ganem afirma que a campanha Abril Laranja é válida para que as pessoas se mobilizem, denunciem e cobrem políticas públicas mais aprimoradas contra a violência animal. “A gente precisa dessas datas, desses momentos, para fazer uma profunda reflexão, nunca vamos ter um planeta mais humano achando que a violência contra os animais é uma banalidade” complementa o parlamentar.

PROJETOS EM MIRANDÓPOLIS

Domynike Dias iniciou em Mirandópolis o projeto Gateiras do Brasil em 2019 para ajudar animais abandonados. “Desde pequena meus pais tiveram cachorro e gato, mas o felino sempre foi a minha paixão. O gato é um animal companheiro, brincalhão e amoroso, se você tiver amor para dar, ele vai retribuir em dobro”, explica Domynike.

Funcionando de forma independente, ou seja, sem ajuda financeira do município, o projeto tem como objetivo realizar a castração dos gatos e na sequência conseguir uma adoção responsável. “Infelizmente não tenho um espaço apropriado para fazer muitos resgates, por isso estou no limite de animais resgatados, infelizmente. Conto com ajuda de pessoas das mais variadas cidades porque acompanham meu trabalho pela internet, por meio do perfil Gateiras do Brasil no Instagram e Facebook, assim como recebo ajuda de alguns moradores de Mirandópolis que entendem a importância desse trabalho para a sociedade”, comenta Domynike.

O trabalho de protetores de animais se torna fundamental no município porque ajuda manter o controle da procriação em casas abandonadas, ruas e praças públicas, evitando o sofrimento de animais na rua, assim como ajudando na saúde pública. “Já resgatamos diversos gatos, pagamos a castração por conta própria e cuidamos quando existe alguma necessidade médica. Para termos alguma renda montamos o bazar Gateiras do Brasil na rua Joaquim Alves Filho, 743, cujo objetivo era levantar fundos para quitar procedimentos médicos e também gastos com rações e vacinas. Hoje está fechado por conta da pandemia, então estamos vendendo de forma online. Se você tiver roupas, utensílios de casa, eletrodoméstico, bolsas, entre outras coisas, por favor, faça uma doação, sem dúvida será muito importante para manutenção do projeto”, completa Domynike.

Bazar está fechado, por isso estão pedindo doações para venda online

PELOTÃO ANIMAL

Entramos em contato com a ONG Pelotão Animal, a presidente Fabiana Pereira explicou que está em repouso médico e no momento não pode dar entrevista. O projeto fundado em 2013 tem como objetivo trazer a consciência para o ser humano que o animal não é um bicho descartável, mas sim uma vida.

COMO AJUDAR AS GATEIRAS DO BRASIL

– Doando utensílios de casa, eletrodoméstico, bolsas, móveis, entre outros itens para realização de um bazar online. Basta entrar em contato pelo telefone (18) 99768-0801 ou (11) 95352-2798 que é agendada a retirada da doação seguindo as restrições sanitárias.

– Doando rações e medicamentos

– Via transferência bancária

  • PIX via CPF: 338.228.848-63
    Dominike Dias Cordaro
  • Método de ajuda PickPay
    Conta: domy_domy
  • Santander
    Agência: 3865
    Conta Corrente: 01002110-9
  • Bradesco
    Agência: 1443
    Conta Poupança: 1007609-9
  • Banco do Brasil
    Agência: 0448-0
    Conta Corrente: 20735-7
    Variação: 51
  • Caixa Econômica Federal
    Agência: 1354
    Operação: 013
    Conta Poupança: 037628-0
  • Nubank
    Agência: 0001
    Conta: 77614173-4
    Banco: 260

OBS: todas as contas estão em nome de Dominike Dias Cordaro no CPF 338.228.848-63


                       
1714091535