AGORA realiza homenagem pelo Dia do Professor comemorado no dia 15 de outubro

AGORA realiza homenagem pelo Dia do Professor comemorado no dia 15 de outubro

O ano de 2020 está sendo atípico para todos, e na educação não é diferente. A pandemia do covid-19, além de deixar cerca de 44 milhões de estudantes longe das salas de aula no Brasil, fez com que 2,2 milhões de professores tivessem que se reinventar. Foram meses de esforços para que a aprendizagem fosse possível de forma remota, online ou offline. Em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro, pegamos alguns depoimentos de profissionais para contar suas experiências.

Professora Elaine Cristina de Brito

Ser professor é muito além de uma sala de aula, transcende o saber um conteúdo. Ser e se fazer professor é saber ouvir, saber olhar, ver as necessidades além de uma matéria, conseguir ver o outro além do físico e conseguir mesmo com todas as dificuldades que a pessoa desperte o interesse pela aprendizagem. A cada dia que passa sinto que estou na profissão certa, a cada sorriso recebido, a cada obrigada, a cada abraço de agradecimento no final de um ciclo nos faz vermos como somos importantes na vida de muitas pessoas. Como um simples gesto nosso faz com que muitos alunos tomem um caminho certo em suas vidas. E saber que aquele aluno não é do momento, mas da vida toda.

Professora Marizete Gonçalves Fontana Fernandes

Decidi seguir a profissão por uma professora do primário que amava. Ser professor é aprender a ouvir, reinventar-se, nenhum outro profissional tem a oportunidade de influenciar pessoas como o professor. Exige tempo e dedicação, assim como saber lidar com suas habilidades socioemocionais.

O conselho que dou para quem quer ser professor é que a batalha não é fácil, mas seja o profissional que vai contribuir para ajudar nas dificuldades e desafios que seus alunos irão apresentar. Ser professor é um desafio a cada manhã, por isso faça a diferença na vida de seu aluno.

Professor Cleber Ferreira

Desde que iniciei meus estudos, ao ter contato com os professores de arte, já senti um forte estímulo para seguir esse caminho. Lecionar significa muito na minha vida. A vontade de ensinar acaba superando os obstáculos que o ensino nacional enfrenta. Como é gratificante ouvir de um aluno que ele está colocando em prática o que aprendeu em sala ou que determinado conhecimento o ajudou a conquistar algo que desejava. Isso não tem preço! Acredito que muito mais do que transferir conhecimento, o professor precisa motivar o aluno a querer aprender e ser protagonista de seu sucesso. É despertar o desejo de melhorar, de ir além do que o básico proporciona. Parece clichê, mas é uma tarefa difícil em tempos de ansiedade e imediatismo constantes. Ainda assim é possível.

Professora Rosana Toledo Pedrozo

O principal motivo para seguir na profissão foi a admiração por meus professores na infância. Ainda na adolescente me pegava dando aulas para as crianças da vizinhança no quintal de casa. Eu era a “professora do bairro”. Ser professor é muito gratificante. A gente se sente muito feliz, sente que os esforços estão rendendo frutos. É bom encontrar um aluno que você de alguma forma contribuiu para sua trajetória. O meu maior compromisso é com o futuro das crianças e dos jovens. Sabemos o quanto diferenciado tem sido este ano, mas com muita persistência e resiliência superaremos. Olho para os meus alunos e digo que vai melhorar. Eu acredito profundamente na capacidade dos jovens de mudar o mundo.

Professora Maria Lucia Magri Zuin (Lucinha)

Esta profissão era extremamente reconhecida e isto me fez trilhar por este ideal do qual sinto agradecida e lisonjeada. Ser professor é gratificante porque todo aprendizado quando transmitido com amor e dedicação nos torna forte diante das diversidades encontradas no percurso da nossa profissão e, consequentemente, da vida. Para quem quer ser professor falo que é preciso que todos entendam que existe uma luta diária, mas a fé remove montanhas, pois esta profissão requer compreensão, carinho e muita atenção com todos os educandos. E digo mais: Somos um ídolo a eles e devemos fortalecer sempre essa visão.

Professora Maria Ivone de Jesus

Ser professor não é só ensinar conhecimento, mas tornar o aluno um ser humano melhor na sociedade nas três esferas primordiais da vida: escola, família e sociedade. Ser professor é uma troca, na questão de ensinar e aprender. Conviver com alunos permite aprender a viver em outros mundos, essa troca é gratificante e nunca paramos de evoluir. Um conselho para quem quer ser professor é se apegar no modelo de transformação, para isso é necessário vocação, estar disposto a se reinventar e buscar novos conhecimentos. Dentro da Apae buscamos sempre estudar para estar bem informado e preparado para as mudanças.

Professora Paula Andréa Colli Lima

Passei minha infância e parte da adolescência em uma fazenda (Santana), mais conhecida como fazenda Perez. E nesse lugar maravilhoso tive o privilégio de conhecer a professora Elizabete Louzada Couto, jamais esquecerei este nome. Minha admiração pela professora Bete, no meu primeiro ano, e a maneira como ela ensinava, o amor e a dedicação que realizava seu lindo trabalho não me deixaram dúvidas; eu queria ser professora. E tenho muito orgulho da minha profissão. Ser professor vai muito além de transmitir conhecimento, é mediar e inspirar. Ser professor é um dom divino! Tenho certeza que nós, professores, fazemos a diferença na vida dos nossos estudantes. E isso é fantástico!


                       
1713572016