Vereadores homenageiam Shimada, Oswaldo Cardoso e Professora Elisa; Roberto Gonçalves cria Semana Municipal de combate ao câncer

Vereadores homenageiam Shimada, Oswaldo Cardoso e Professora Elisa; Roberto Gonçalves cria Semana Municipal de combate ao câncer

Aconteceu na segunda-feira (5) a 17ª sessão ordinária de 2022 na Câmara de Mirandópolis. Entraram em pauta 6 projetos de lei, 2 moções de pesar e 1 moção de aplausos. O vereador Roberto Gonçalves apresentou um projeto com objetivo de instituir a Semana Municipal de Orientação ao diagnóstico precoce, prevenção e combate ao câncer em Mirandópolis.

“Queremos ampliar o conhecimento da população mirandopolense sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao câncer. As ações deverão ser realizadas anualmente na semana que incluir o dia 27 de novembro, sendo um projeto que permitirá ao departamento de Saúde do município desenvolver ações importantes, tais como exame de prevenção, palestras educativas com profissionais da área de oncologia, palestra motivacional com pacientes curados da doença, dentre outras”, diz a justificativa do projeto.

Grampola Pantaleão colocou em pauta um projeto em que a Rua Dois, localizada no bairro Parque das Palmeiras, passa a se chamar Rua Oswaldo Cardoso.

“Oswaldo sempre foi alegre e um torcedor apaixonado do Palmeiras. Um esportista, jogou diversos campeonatos de futebol, malha, sinuca e truco. Foi um homem humilde, trabalhador, que enfrentou muitas dificuldades para estudar e criar seus filhos, com esforço e dedicação conseguiu oferecer uma vida digna para sua família. Infelizmente, Oswaldo veio a falecer em 2021, deixando um legado de amor, amizade e solidariedade”, define Grampola em sua justificativa.

A vereadora Mônica Machado apresentou um projeto onde a Rua D, localizada no Jardim Paulista, passa a se chamar Rua Professora Elisa Brandão Venesiano.

“Elisa nasceu em Andradina, em 1979, se formou no magistério, no antigo CEFAM em Andradina, e pedagogia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Em 2001, iniciou sua careira como professora na escola Hélio Faria. A homenageada, que faleceu em 2020, também exerceu cargos administrativos pedagógicos na escola e no departamento de educação do município”, lembra Mônica.

Família e amigos da professora Elisa durante a sessão

Além desses projetos, o prefeito Ademiro Olegário dos Santos, o Mirão, solicitou abertura no orçamento vigente crédito adicional, assim como um projeto realocando recursos por transferência no orçamento.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Os vereadores Emerson Carvalho e Magali Maziero colocaram na pauta uma moção de aplausos a Hozumi Nishizaki Shimada. A homenagem é por toda sua história de vida e pelo tradicional empreendimento Oficina Torno Mec, colaborando com a geração de empregos e desenvolvimento do comércio de nossa cidade.

“Shimada, como é popularmente conhecido, nasceu em 1949, filho mais velho do casal Tadao Nishizaki e Nina Shimada, sendo que seu primeiro emprego foi como aprendiz em 1968, na antiga Oficina Amikura, trabalhando de dia e estudando a noite. A primeira experiência profissional durou 27 anos, onde se tornou um dos melhores torneiro mecânico e soldador. Em 1978, conheceu Edna, que da união em 1980 tiveram dois filhos – Murilo e Heberton, que deram três netos. Shimada abriu sua oficina em 1993, se destacando pela geração de emprego e qualidade no serviço e atendimento”, define a justificativa dos vereadores.

Emerson e Magali com Shimada e sua família durante homenagem na câmara.

MOÇÕES DE PESAR

O vereador Afonso Carlos Zuin fez duas moções de pesar, sendo uma pelo falecimento da senhora Rosa Botoni, ocorrido no dia 24 de agosto de 2022. A outra moção na pauta foi pelo falecimento de Ana Amélia Ferreira, ocorrido no dia 30 de agosto de 2022.


                       
1713753957